Goleador do Corinthians jogava por um salário mínimo em GO

Luciano já é o principal artilheiro do Corinthians em 2014 Foto: Alan Morici / Terra

Luciano já é o principal artilheiro do Corinthians em 2014

Com sucesso quase meteórico em seus primeiros jogos de Corinthians, o atacante Luciano intriga muitos torcedores do Atlético-GO. Formada no rubro-negro goiano, a nova sensação corintiana teve passagem irregular e saiu sem muito alarde para jogar no Avaí quando recebia cerca de um salário mínimo. Hoje, é uma das principais novidades do futebol brasileiro em 2014. 

Autor de dois gols na vitória sobre o Bahia de Feira, pela Copa do Brasil na última quarta-feira, Luciano chegou a seis em seis partidas realizadas com a camisa do Corinthians. Um início marcante, principalmente por sua trajetória no futebol goiano e a forma como passou pelo Avaí, sempre com alternâncias de momentos bons e outros discretos. 

Luciano recebia um salário mínimo em Goiânia; diretor diz que forçou saída

Natural de Anápolis, cidade distante 50 km de Goiânia, Luciano deu os primeiros toques na bola nas categorias de base de Anapolina e Anápolis. Só depois chegou ao Atlético-GO e, elogiado pelo então treinador Coutinho, responsável pelas categorias de base do clube rubro-negro, foi alçado aos profissionais em 2012.

Logo de cara, Luciano demonstrou estrela ao marcar seu primeiro gol no profissional cinco minutos após entrar em campo, na vitória sobre o Internacional por 3 a 1. O jogador ainda disputou outros quatro jogos naquele Campeonato Brasileiro e um no Campeonato Goiano de 2013. Faltou, ainda assim, sequência para o hoje atacante corintiano. 

No começo do ano passado, Luciano ainda recebia pouco mais de um salário mínimo e pediu aumento para renovar o contrato. Como o vínculo se encerraria no meio do ano e não houve acordo financeiro, o Atlético liberou o jogador para que assinasse com o Avaí. 

Adson Batista, diretor de futebol do Atlético, explicou as circunstâncias da saída de Luciano. Segundo ele, o atacante forçou a saída porque já tinha acertado um novo contrato para se transferir ao Avaí. Antes de sair, o hoje corintiano acionou o Atlético na Justiça e obteve a liberação. “Infelizmente o futebol tem dessas coisas”, frisou Adson. 

Colegas de Atlético dizem que esperavam sucesso de Luciano

O volante Mahatma Gandhi, colega de Luciano nas categorias de base, disse não se surpreender com o despontar do colega em um clube de expressão. “Fico feliz com o sucesso dele agora. A gente era amigo aqui, subimos juntos e ele sempre foi esse bom jogador. Na base ele já fazia muitos gols, para mim não é surpresa, ele sempre teve essa facilidade de fazer gols”, frisou.

Treinador de Luciano da categoria Sub-20 do Atlético, Coutinho foi quem indicou o meia para o time profissional. O início surpreendente de Luciano não é novidade também para o ex-comandante. “Toda vida ele foi assim. Ele jogava na meia, mas sempre mencionei que ele também poderia ser o falso nove. O poder de finalização dele é excelente, pega muito bem de chapa e tem muito vigor físico. Para mim não é surpresa nenhuma, só confirma o que pensamos dele". 

No Avaí, Luciano teve destaque ao longo da Série B

Na sua principal competição pelo Avaí, Luciano foi destaque durante a Série B e anotou cinco gols em 23 partidas disputadas. O principal lance ocorreu contra o Palmeiras, com drible sobre o zagueiro Vílson em velocidade e gol contra Fernando Prass.

Parceiro da equipe catarinense em alguns negócios, principalmente nas divisões de base, o Corinthians enviou o olheiro Mauro para observar Luciano em ação. Após duas partidas, o nome foi aprovado para a lista de reforços corintianos em 2014, e investidores adquiriram seus direitos econômicos para o clube.  

Curiosamente, antes de defender o Avaí, Luciano ainda passou mais de um mês no Internacional. Sua rotina no Beira-Rio ficou restrita a treinamentos, mas a falta de acerto com o Atlético impediu a realização da transferência. Sorte dos catarinenses e, principalmente, dos corintianos, pois ele já é o principal goleador do Corinthians em 2014. 

Terra

Comentários