Em jogo de polêmicas e 7 gols, Barça vence e encosta no Real

Maior artilheiro da história do clássico, Messi marcou três gols Foto: AP

Maior artilheiro da história do clássico, Messi marcou três gols

Não faltaram gols nem polêmicas no maior clássico da Espanha, disputado neste domingo no Santiago Bernabéu. Com três gols de Lionel Messi, o Barcelona venceu o Real Madrid fora de casa por 4 a 3, encostando no arquirrival na briga pela liderança do Campeonato Espanhol, em uma das partidas mais eletrizantes da temporada do futebol europeu.

Além dos três gols de Messi - dois deles, convertendo pênaltis polêmicos -, Iniesta também fez para o Barcelona. Já o Real Madrid anotou com Benzema (duas vezes) e Cristiano Ronaldo, em cobrança de penalidade que nasceu de falta cometida fora da área. O time da capital atuou com um a menos por quase meia hora, já que Sergio Ramos foi expulso por pênalti sobre Neymar.

O resultado levou o time catalão a 69 pontos, na terceira posição. Com um ponto a mais, 70, aparece o Real Madrid, que leva desvantagem para o líder Atlético de Madrid apenas no confronto direto.

Com Neymar titular e aberto pela direita do ataque, o Barcelona começou o jogo tocando a bola ao seu estilo e fugindo bem da marcação pressão do Real Madrid. O primeiro gol veio logo aos 7min: Messi recebeu na intermediária, viu Iniesta escapando pela esquerda e deu passe na medida. O camisa 8 dominou dentro da área e fuzilou Diego López com um chute cruzado.

O Real Madrid cresceu depois de sofrer o gol, principalmente graças à grande atuação de Di María. Caindo pela esquerda e sobrecarregando Daniel Alves, o argentino infernizou a defesa catalã e criou o gol de empate aos 20min, cruzando na cabeça de Benzema. O atacante francês, que já havia perdido duas chances claras, subiu mais alto que Mascherano e testou para as redes.

A mesma combinação deu ao Real Madrid o gol da virada pouco depois: aos 24min, Di María fez a festa pela direita da defesa do Barcelona e cruzou na área. Mascherano deixou a bola passar e Benzema teve categoria para dominar e chutar forte, sem chance para Victor Valdés.

Os primeiros bate-bocas e desentendimentos do clássico já começavam a surgir quando o Barcelona buscou o empate, ainda no primeiro tempo. Aos 42min, Messi acionou Neymar na área; o brasileiro foi desarmado, mas a bola voltou para o próprio Messi, que limpou para a perna esquerda e bateu para o gol.

Logo aos 10min do segundo tempo, a primeira grande polêmica: Cristiano Ronaldo partiu para cima de Daniel Alves e foi derrubado fora da área, mas o árbitro Undiano Mallenco marcou pênalti. O próprio Ronaldo bateu com força no canto para recolocar o Real Madrid à frente: 3 a 2.

Vendo o Barcelona sem ideias em campo, o técnico Gerardo Martino já preparava a saída de Neymar quando o atacante mudou a história do jogo. Até então bastante apagado, o brasileiro recebeu ótimo passe de Messi, invadiu a área e caiu com a chegada de Sergio Ramos. Os jogadores do Real reclamaram muito do pênalti, mas o capitão madridista foi expulso, e Messi converteu a cobrança para empatar o jogo em 3 a 3.

Com um a menos, o Real Madrid sacou Benzema e passou a tentar explorar os lançamentos para a Cristiano Ronaldo na frente. Mas o Barcelona chegou à virada em mais um lance polêmico: Iniesta tentou passar entre Carvajal e Xabi Alonso dentro da área, foi para o chão e o árbitro marcou novo pênalti. Messi novamente bateu sem chance de defesa para Diego López e confirmou a vitória catalã no Bernabéu.

Terra

Comentários