Prestes a receber Croácia, CT na Bahia encara "corre-corre"

O Centro de Treinamento da Praia do Forte, que receberá a seleção da Croácia na preparação para o jogo contra o Brasil, corre contra o tempo para ficar pronto. No local, nem mesmo o gramado foi colocado totalmente e arquibancada e vestiários estão só com a "carcaça". Veja fotos da situação do local na cidade baiana de Mata de São João

Nem tudo são flores na passagem da seleção croata por Mata de São João, município da Bahia que abrigará a preparação da equipe europeia antes de encarar o Brasil na estreia da Copa do Mundo. Apesar do luxuoso hotel em que ficará hospedada na Praia do Forte, a Croácia acompanha de perto a evolução das atrasadas obras do Centro de Treinamento local, que ainda não tem nem o gramado completamente finalizado e em determinadas partes só possui a “carcaça”.

A previsão de entrega do CT pelos organizadores é dia 15 de abril, data de aniversário da cidade – o prefeito do município Marcelo de Oliveira diz que após esse dia somente obras de paisagismo serão realizadas. Contudo, em visita ao local na última sexta-feira , o Terra notou que a situação é complicada: nem mesmo o gramado está terminado, apesar de a Croácia chegar à Bahia em 2 de junho.

O Centro de Treinamento da Praia do Forte foi, de acordo com o prefeito, o único autorizado a entrar na listagem de CTs aptos a receber seleções mesmo sem ter estrutura física e apenas um projeto no papel. A preocupação com a obra pesou também na escolha da Alemanha: a seleção europeia esteve quase fechada com o local, mas ficou desconfiada dos prazos – de fato já descumpridos – e decidiu construir o próprio CT, também no litoral baiano.

Na última sexta, a reportagem do Terra teve que descer do ônibus que levava jornalistas ao local ainda na estrada, já que o CT não tem estrada de acesso para o público, apenas uma utilizada para a passagem de maquinário pesado. Levada para conhecer o Centro de Treinamento, a comitiva se assustou ao chegar ao local, com obras que ainda beiram a parte estrutural em determinados setores.

A maior preocupação é com os vestiários, mas representantes da cidade dizem que a Croácia mostrou pouco interesse na finalização deles a tempo. A maior preocupação é com o gramado: croatas têm cobrado regularmente a finalização do campo até o fim deste mês para haver tempo hábil de preparação da grama – de acordo com responsáveis pela obra, o gramado será instalado completamente neste fim de semana.

As arquibancadas também mostram atraso, mas funcionários alegam que estão em “ritmo adiantado” e que a cobertura já está montada, faltando apenas a instalação sobre os degraus do local. Da iluminação, contudo, ainda não há sinais. Apesar da estrutura ainda estar em obra, a confiança é grande para que a correria dê resultados.

CT da Praia do Forte corre contra o tempo para finalizar obras Foto: Gabriel Francisco Ribeiro / Terra

CT da Praia do Forte corre contra o tempo para finalizar obras

“Vocês vão ver o ‘corre-corre’ que foi para fazer, está quase pronto”, avisou o prefeito Marcelo de Oliveira antes da ida ao local. “Vamos receber a Croácia dia 2 de junho, então tempos tempo. A obra em si começou em janeiro, atropelamos prazos”, comentou.

Atrasos e “inexperiência” marcam obras

Em dezembro, durante o Sorteio dos Grupos da Copa do Mundo na Costa do Sauípe, o Terra visitou o CT da Praia do Forte e mostrou a precária situação, na época, do local. Enquanto seleções a poucos quilômetros tiravam parte do tempo para conhecer o futuro CT, apenas obras de terraplenagem eram executadas, o que assustou um pouco algumas comitivas, como a da Alemanha. Na época, o prazo, então atrasado em 115 dias, era para entrega total em 31 de março, data que já foi novamente postergada.

A justificativa dada para os membros locais da organização é a demora em licitações e outras questões burocráticas, que prejudicaram o início das obras. De acordo com João Eça, diretor-geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, que hospedará a seleção da Croácia durante o período de preparação no CT, a ideia de contar com a preparação de uma equipe surgiu há três anos, quando a Fifa fez os primeiros contatos para o hotel receber representantes da entidade – a conversa seguinte com o prefeito de Mata de São João culminou com a construção do CT.

De fato, representantes da prefeitura tentam passar uma sensação de transparência às obras, mostrando documentos que comprovam o andamento passo a passo do local. O sentimento de “pureza” dos políticos locais é comprovado com declarações que admitem uma “inexperiência” em relação ao projeto e a falta de conhecimento profundo da construção de um CT.

“A inexperiência nossa, tanto minha como arquiteto quanto da prefeitura, prejudicou. Recebemos o orçamento de iluminação de R$ 300 mil e nos assustamos, não esperávamos. Então a nossa inexperiência prejudicou um pouco para fazer uma obra desse porte”, disse Firmo de Azevedo, responsável atual pela obra do CT da Praia do Forte. 

Terra

Comentários