Massa aprova carro consistente após fechar treinos em 12º

Felipe Massa fez o quarto melhor tempo do primeiro treino com sua Williams; no segundo treino, foi o 12º Foto: Reuters

Felipe Massa fez o quarto melhor tempo do primeiro treino com sua Williams; no segundo treino, foi o 12º

O brasileiro Felipe Massa teve um desempenho irregular nos primeiro treinos livres para o Grande Prêmio da Austrália, no Circuito de Albert Park, em Melbourne. Com a quarta colocação no primeiro treino e o 12º lugar no segundo, o piloto da Williams não conseguiu acompanhar o ritmo das Mercedes, que fizeram os melhores tempos do dia. Mesmo assim, se disse “feliz” com os avanços conquistados pela equipe de Frank Williams no começo do ano.

“Foi bom conseguir um número consistente de voltas na pista hoje, além da chance de compreender como o carro se comporta neste circuito de maneira particular. O carro não apresentou problemas, o que é muito positivo – a confiabilidade será importante neste final de semana”, analisou Massa após o trabalho do dia.

No primeiro treino livre, Massa marcou 1min32s431, a 0s591 de Fernando Alonso – o espanhol da Ferrari liderou a sessão com 1min31s840. Já no segundo treino, o brasileiro acompanhou a melhoria dos tempos e registrou 1min31s119, mas ficou longe das primeiras posições: Lewis Hamilton fez 1min29s625, enquanto Nico Rosberg fez 1min29s782.

Para acompanhar o ritmo da dupla da Mercedes neste sábado, Massa espera dedicação da equipe Williams. “Temos muito trabalho para fazer esta noite para melhorar o acerto do carro. Mas, no total, este foi um dia positivo para nós”, analisou.

A análise de Massa ganhou respaldo entre os engenheiros da equipe. Rod Nelson, responsável pela área de testes da escuderia, explicou que a segunda sessão de testes foi dedicada à simulação de corridas. Por isso, os dois pilotos do time deram mais voltas na segunda sessão e terminaram em posições inferiores às do primeiro treinamento – Valtteri Bottas deu 27 voltas no primeiro (foi terceiro) e 38 voltas no segundo (foi oitavo), enquanto Massa deu 19 e 31 voltas, respectivamente.

“Realizamos alguns testes aerodinâmicos e de chassis na primeira sessão. Na segunda, procuramos um ritmo de corrida e o desempenho com pneus macios. Fomos encorajados pela performance do carro, tanto nos testes curtos quanto nos longos. Então, foi um dia construtivo para nós. Coletamos dados úteis para ajudar a nos preparar este fim de semana”, disse Rod Nelson.

Terra

Comentários