Nova regra da F1 obriga Button a fazer "operação biquíni"

Montagem mostra Button à esquerda em setembro de 2013; à direita, foto desta sexta-feira do piloto, visivelmente mais magro Foto: Getty Images

Montagem mostra Button à esquerda em setembro de 2013; à direita, foto desta sexta-feira do piloto, visivelmente mais magro

Uma das novas regras da Fórmula 1 custou bastantes esforço ao inglês Jenson Button. A competição aumentou o limite mínimo de peso dos carros e acabou obrigando os pilotos a perderem alguns quilinhos. No caso do britânico da McLaren o esforço foi ainda maior: quase uma “operação biquíni”, como chamou o jornal espanhol Marca.

No regulamento de 2014, o conjunto carro/piloto deve pesar no mínimo 691 kg (no ano passado, o mínimo permitido era 642 kg). A mudança se deu por conta da troca dos motores, que agora estão 50 kg mais pesados. Para compensar os veículos mais pesados, os pilotos tiveram que emagrecer – o que permite ao time colocar lastres para melhorar equilíbrio e aderência. Todas as equipes querem ter seus respectivos conjuntos próximos dos 691 kg.

“É injusto, você precisa de pele, ossos e um pouco de músculos para pilotar um Fórmula 1”, reclamou Button, que tem 1,81 m de altura e teve que baixar o peso para 66,8 kg. “Ele está abatido, as feições do rosto demonstram um emagrecimento brutal”, apontou o diário espanhol, mencionando que cada quilinho extra de um piloto pode deixar o carro 0s3 mais lento na pista.

Fisiologista de Button, Xavi Martos também criticou a nova regra da F1. “Alguns pilotos vão passar o final de semana como anoréxicos, sem comer, para não chegarem à corrida com um quilo a mais”, reclamou o espanhol.

Terra

Comentários