Teliana vira e quebra jejum de 25 anos em Paris

2014/teliana/0527_rg_devolve_int.jpg


Teliana ganha seu primeiro jogo de nível Grand Slam

Exatos 25 anos depois da última vitória de uma tenista brasileira na chave de simples de Roland Garros, a pernambucana Teliana Pereira conseguiu virar sua partida de estreia e marcou a primeira vitória em torneios de nível Grand Slam. A número 94 do ranking chegou a estar atrás por 0/5 no set inicial, mas avançou com parciais de 4/6, 6/1 e 6/1 sobre a tailandesa Luksika Kumkhum.

A última vez que o Brasil havia marcado vitórias no feminino de Paris foi em 1989, quando a paulista Andrea Vieira e a gaúcha Niege Dias atingiram a terceira rodada. Teliana terá essa mesma oportunidade na quinta-feira quando enfrentará a romena e cabeça 26 Sorana Cirstea, que virou contra a canadense Aleksandra Wozniak, por 6/7 (3-7), 7/5 e 6/2. No geral dos Slam, a última vitória brasileira nesse nível cabia à paranaense Gisele Miró, em Wimbledon de 1989.

A primeira participação de Teliana em Roland Garros começou de forma tenebrosa. A desconhecida adversária, número 114 do ranking aos 20 anos, entrou muito solta em quadra e conseguiu incrível eficiência na sua tática de atacar o tempo todo, aproveitando principalmente o frágil segundo serviço da brasileira. Assim, saltou para 5/0 com Teliana vencendo apenas 14% dos pontos com o segundo saque. Mas aí se afobou e pouco a pouco Pereira foi entrando em ritmo. Conseguiu diminuir para 4/5, mas não evitou que a tailandesa fechasse o set.

Mais firme no fundo de quadra e procurando aprofundar as bolas, Teliana mudou de vez o panorama da partida e ganhou nove dos dez games seguintes, chegando a ter 6/1 e 3/0. Ainda cedeu outro game de serviço, porém a tailandesa já não tinha a mesma precisão. A brasileira obteve outra quebra e controlou os nervos para completar a excepcional virada. Na estatística, ela obteve 15 winners contra 32, mas errou apenas 10 vezes diante de 43. A tailandesa cometeu 12 duplas faltas.

Com a vitória, Teliana pode retornar ao grupo das top 90 do ranking e se aproximar de seu recorde pessoal, que foi o 88º posto em outubro do ano passado. De quebra, garante o prêmio de 42 mil euros, o maior de sua carreira.

UOL Esporte

Comentários