Serena é arrasada por revelação espanhola

2014/muguruza/0528_rg_rebate_int.jpg


Muguruza disputa apenas seu terceiro Grand Slam

A espanhola Garbine Muguruza, de apenas 20 anos e atual 35ª do ranking, causou uma das maiores surpresas nos recentes torneios de Grand Slam, ao derrotar com facilidade a número 1 do mundo Serena Williams ainda na segunda rodada de Roland Garros. Com grande consistência e ousadia, Muguruza anotou 6/2 e 6/2, em apenas 66 minutos.

Esta será a primeira vez, em 13 Grand Slam em que entrou como cabeça 1, que Serena não chegará à segunda semana de um torneio essa envergadura. Mas não chega a ser uma novidade para ela em Paris. Há dois anos, ela sofreu uma incrível derrota logo na estreia para a veterana francesa Virginie Razzano, então 111ª do ranking. No Australian Open de 2012, também foi batida por placar dilatado nas oitavas, levando 6/2 e 6/3 da russa Ekaterina Makarova.

Muguruza, que nasceu em Caracas mas está radicada em Barcelona, impôs seu jogo de bolas profundas e bem direcionadas desde o primeiro game, contando também com sucessivos erros da líder do ranking, que parecia incomodada pelo vento e jamais achou seu melhor ritmo. A espanhola havia perdido os cinco jogos anteriores diante de adversários de nível top 5. Mais incrível ainda, este é apenas seu terceiro torneio de Grand Slam e o segundo Roland Garros.

Considerada uma das revelações do circuito feminino, Muguruza entrou para o top 100 no final do ano passado e tem tido ascensão fulminante. Logo em janeiro de 2014, faturou seu primeiro WTA, no piso sintético de Hobart, e foi finalista do WTA de Florianópolis no mês seguinte. Seu mais alto ranking foi o 32º posto.

Em busca de vaga nas oitavas de final, ela enfrentará a eslovaca Anna Schmiedlova, que pouco antes havia virado a partida em cima de Venus Williams, por 2/6, 6/3 e 6/4. A espanhola ganhou o único duelo já disputado entre elas, no Australian Open deste ano, por duplo 6/3.

Serena, que tentava o tricampeonato em Paris, é derrotada apenas pela segunda vez antes da terceira rodada em 13 participações. Nesta temporada, já havia sofrido duas quedas inesperadas diante de Alizé Cornet, então 26ª, e de Jelena Cepelova, 78ª.

Roland Garros perde assim suas duas principais cabeças de chave logo de início, já que a chinesa Na Li, campeã de 2011, também foi surpreendida na terça-feira pela francesa Kristina Mladenovic. Esta é a primeira vez na Era Profissional que isso acontece antes da terceira rodada de qualquer Grand Slam.

UOL Esporte

Comentários