Jornais veem 'conspiração' contra Real em negociação do Barça com técnico

Jeremy Mathieu cabeceira para marcar para o Valencia na partida contra o Real Madrid pelo Campeonato Espanhol

 

A possível contratação do técnico Luis Enrique pelo Barcelona já está causando polêmica em Madri, tudo porque o treinador ainda está no comando do Celta de Vigo, adversário do Real Madrid no próximo domingo.

O jornal Marca fez uma alusão a essa partida, que interessa ao Barça na reta final do Campeonato Espanhol, e estampou Luis Enrique na capa com a manchete: "Estreia contra o Real Madrid". "Conflito à vista", disse a publicação, que destacou a reunião entre o diretor do Barcelona, Zubizarreta, com Luis Enrique.

Outra publicação de Madri, o jornal As, foi ainda mais contundente. Na reportagem publicada sobre a reunião, o Asafirmou: "Mas que coincidência, na semana em que o Celta deve receber o Real Madrid, (a reunião) dá um ar de conspiração difícil de defender. É aquilo de que a mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que parecer honesta".

A trajetória de Luis Enrique também foi lembrada pelo Marcaem seu site. O treinador foi destacado como "um velho inimigo do Madridismo", alguém que "renega seu passado branco". Nos tempos de jogador, ele atuou durante cinco anos pelo Real Madrid, mas trocou o clube pelo Barcelona.

"Luis Enrique é um antimadridista confesso. Mesmo que tenha passado cinco anos com o time branco, de 1991-92 a 1995-96, ele foi contratado pelo Barcelona no verão seguinte. No Santiago Bernabéu, estudavam a sua continuidade, mas o jogador mudou de time. Inclusive passou por exames médicos às escondidas. A torcida merengue nunca o perdoou, e na capital passou a ser um traidor", disse o Marca.

Na Catalunha, o jornal Mundo Deportivo defendeu a reunião. "A estas alturas da temporada, são muitas as equipes que planejam o próximo ano, e as reuniões com possíveis agentes e possíveis contratados são comuns no calendário", disse o jornal, que destacou o caso de Luis Enrique como uma rara ocasião onde o encontro se tornou público.

Em entrevista à agência EFE, o técnico do Real, Carlo Ancelotti, descartou a ideia de conspiração. "Não vejo nada particular nesse caso, pode ser que o Barcelona foi sondar e buscar um treinador para o próximo ano. Não sei a ideia de futuro deles, pode ser que tenham falado do futuro, mas não creio que tenham falado do jogo contra o Real Madrid", disse.

O Barcelona precisa de um tropeço do Real Madrid para depender apenas das próprias forças para ser campeão espanhol. O clube catalão é o segundo colocado, com 85 pontos, dois a mais que o Real Madrid, que ainda tem uma partida atrasada para fazer. O Atlético de Madri, líder, tem 88.

Se o Barcelona vencer os dois jogos que tem pela frente, um deles contra o Atlético, o clube catalão só não será campeão se o Real Madrid sair vencedor das três partidas. No Campeonato Espanhol, o primeiro critério de desempate é o placar do confronto direto entre dois times. O Barça empatou com o Atlético no primeiro turno, por 0 a 0. Por isso, se alcançar o time de Simeone na última rodada com uma vitória, empatando em pontos, o Barcelona será campeão pela vantagem nesse duelo direto.

UOL Esporte

Comentários