Teste do Itaquerão terá mil homens da Copa, escolta a rival e telões

O COL (Comitê Organizador Local) vai mobilizar em torno de mil funcionários para o evento-teste entre Corinthians e Figueirense, no Itaquerão, primeiro jogo oficial a ser realizado no estádio. O objetivo é testar pelo menos parte das 11 áreas de serviços utilizadas em um jogo para a Copa. Até uma escolta à delegação do Figueirense será usada na operação para repetir o Mundial.

O planejamento do jogo ainda está sendo detalhado entre o clube e o COL. Já se sabe que será impossível reproduzir todas as condições de uma partida Mundial. Afinal, os organizadores são diferentes e nem todas as estruturas temporárias necessárias estão prontas.

“O fato de ser um evento-teste não significa que o torcedor encontrará 100% dos serviços que serão oferecidos na Copa do Mundo da FIFA. E muito menos que os serviços deverão funcionar na mesma escala ou padrão da competição. Os testes são necessários exatamente para corrigir imperfeições e identificar potenciais problemas, de maneira que o serviço seja de excelência durante a competição'', ressaltou o COL.

Em relação à competição, o comitê vai atuar na preparação do gramado (que vem sendo preservado pelo Corinthians desde o ano passado), protocolo, serviços médicos para as equipes e até um transporte para a delegação do Figueirense. O time catarinense será recepcionado desde o aeroporto e conduzido até a sua chegada dentro do estádio.

Para o tratamento do público, o COL vai insistir no respeito dos lugares marcados em pelo menos “alguns setores do estádio''.  Também atuará na limpeza e gestão de resíduos, assim como no atendimento á imprensa. Para tudo isso, serão usados 200 voluntários.

A comunicação com o público também será verificada. O comitê entende que já poderá utilizar os três telões provisórios que estão sendo colocados nas esquinas do Itaquerão. Até quinta-feira, um deles já estava pronto e os outros, em montagem.

Outros 700 homens atuarão na segurança privada do evento, que é uma norma da Fifa. O policiamento externo, no entanto, assim como o controle das torcidas organizadas, continuará a cargo da polícia militar.

Entre as autoridades públicas, também há a certeza de que não será possível testar todas as questões de transportes, já que jogos da Série A têm condições diferentes da Copa-2014. O perímetro em volta do estádio no Mundial, por exemplo, não deve se repetir no Itaquerão na partida do Corinthians.

Outras duas áreas que não devem ser testadas são energia e telefonia. No caso da energia elétrica, são necessárias fontes alternativas que fazem parte das instalações provisórias pedidas pela Fifa, ainda não concluídas. E o governo federal já explicou que ainda há problemas relacionados à rede de internet no estádio de abertura, que pode nunca apresentar as condições ideias mesmo no Mundial, segundo o Ministério das Telecomunicações.

UOL Esporte

Comentários