Sina de empates em novas casas "ameaça" estreia em Itaquera

A partida contra o Figueirense, na tarde de domingo, promete ser a última chance do Corinthians de inaugurar uma casa com vitória. Em seus quase 104 anos de história, o clube teve dois estádios próprios e começou sua trajetória em ambos com empate, algo que espera mudar no primeiro jogo oficial em sua morada definitiva, a arena de Itaquera.

O primeiro campo da equipe foi o da Ponte Grande, erguido em mutirão pelos próprios jogadores, em um terreno ao lado de onde hoje fica a Ponte das Bandeiras. O confronto inaugural aconteceu em 1918, em amistoso com o Palestra Itália, e, não fosse a qualidade de Heitor - ídolo histórico do arquirrival -, poderia ter terminado em um bom resultado.A etapa inicial foi de vantagem alvinegra, com dois gols de Neco - o primeiro grande ídolo do Corinthians - e um de Bororó. Heitor, que já havia marcado antes do intervalo, balançou a rede de Pizzocaro mais duas vezes e definiu o empate por 3 a 3, acompanhado por cerca de 10 mil pessoas de acordo com os relatos dos jornais da época.

Uma vitória na Ponte Grande aconteceria apenas na quarta partida, após uma derrota para o próprio Palestra e um empate com o Santos. O triunfo por 2 a 1 sobre o Mackenzie, com gols de Jacyntho e Américo, foi o primeiro de 70 no campo onde a equipe permaneceu até 1927 - e onde comemorou o título de 1923, fazendo 3 a 0 no São Bento.

Com a inauguração do Parque São Jorge, em 1928, o Corinthians repassou o terreno da Ponte Grande, arrendado por meio da prefeitura, à hoje extinta Associação Atlética São Bento. E fez festa para abrir a nova casa, em um amistoso com o América-RJ. Levou só 29 segundos para conseguir um gol - o mais rápido no local, marcado por De Maria -, mas voltou a empatar.Era Ângelo Rocco o técnico, e não Tite, naquele 22 de julho. Sobral igualou o marcador, aos 13 minutos, e De Maria voltou a colocar o futuro do time na frente, aos 24. Como acontecera dez anos antes, na Ponte Grande, a vantagem não foi sustentada até o apito final. Aos 15 da etapa derradeira, Mineiro marcou para os cariocas e impediu uma alegria maior na Fazendinha.

No jogo seguinte em sua casa nova, porém, o Corinthians fez 5 a 1 no Guarani, um dos resultados que o levou ao título do Campeonato Paulista. Só não foi efetivamente a primeira vitória por lá porque a equipe já havia atuado no Parque em 1923, quando a propriedade era de Assad Abdalla e Nagib Sallem. O Sírio mandava jogos no local e perdeu por 1 a 0 para o futuro dono do pedaço, gol de Gambarotta.

Em Itaquera, o time da zona leste espera finalmente abrir um estádio próprio com um bom resultado. Guerrero e Romarinho são alguns dos candidatos a repetir Neco e De Maria, balançando a rede pela primeira vez. E o técnico Mano Menezes trabalha para conseguir o que Amílcar Barbuy e Ângelo Rocco não conseguiram na Ponte Grande e na Fazendinha.

Terra

Comentários