Bale volta a ser decisivo, faz dois e interrompe fase ruim do Real Madrid



Duas rodadas sem vencer no Campeonato Espanhol. Na Liga dos Campeões, a despeito da vaga nas quartas de final, a classificação aconteceu com derrota por 4 a 3 para o Schalke 04 em casa. A fase não andava nada boa para o Real Madrid. Neste domingo, contudo, o time merengue reagiu. E reagiu graças a um jogador que também não vivia um bom momento: Gareth Bale anotou duas vezes em vitória por 2 a 0 sobre o Levante.

Os gols interromperam um jejum de Bale. O galês não balançava as redes havia nove partidas e vinha sendo criticado por isso. Foram 828 minutos de estiagem até o primeiro gol marcado neste domingo.

Graças aos gols de Bale, o Real Madrid voltou a depender apenas de suas forças para ficar com o título do Campeonato Espanhol. O time merengue chegou a 64 pontos, um a menos do que o líder Barcelona, mas as duas equipes vão se enfrentar na próxima rodada.

Fases do jogo: O Real Madrid chegou pressionado ao jogo contra o Levante. Era apenas uma partida de meio de campeonato, mas havia todo um contexto de resultados anteriores e até de cobranças do presidente Florentino Pérez. O resultado disso foi um time muito disposto, que pressionou desde o início.

Nos primeiros 15 minutos, o Real Madrid já havia desperdiçado ao menos três boas chances de abrir o placar contra o Levante. O gol, porém, só aconteceu aos 18min. Após cruzamento da direita, Cristiano Ronaldo completou de voleio, mas Ramis salvou de cabeça em cima da linha. Benzema disputou o rebote com o goleiro, e a sobra ficou com Bale, que bateu de primeira.

O Real Madrid teve mais duas oportunidades claras ainda no primeiro tempo, antes de chegar ao segundo gol. Aos 40min, após falta cobrada com velocidade por Modric, Carvajal cruzou para trás. Cristiano Ronaldo chutou cruzado de direita, de primeira, e Bale desviou no meio do caminho para mandar para as redes.

O domínio merengue persistiu até os 10min do segundo tempo, e Benzema ainda teve uma chance para chegar ao terceiro gol. Depois, porém, o ritmo do Real Madrid caiu. Isso expôs a falta de qualidade técnica do Levante, que não soube aproveitar os espaços.

O jogo teve 22 finalizações do Real Madrid e apenas oito do Levante. O time da casa ainda ficou com a bola em 66,8% do tempo, mas não conseguiu transformar isso em pressão contundente.

O melhor: Bale. Acabou a estiagem. Acabou a fase ruim. O galês voltou a ser decisivo para o Real Madrid e deu o poder de definição que a equipe madrilena precisava num confronto com uma defesa extremamente fechada.

O pior: Jordi Xumetra. Jogador do Levante foi figura praticamente nula no setor ofensivo e ainda permitiu que o Real Madrid atuasse com liberdade em seu setor.

Chave do jogo: A pressão inicial do Real Madrid. O time da casa conseguiu manter o Levante em seu campo defensivo, empilhou oportunidades e chegou ao primeiro gol. A partir daí, como os visitantes não ameaçavam, a partida teve o ritmo que os merengues quiseram.

Toque dos técnicos: Carlo Ancelotti mudou o goleiro (Casillas deu lugar a Navas), mas não abriu mão dos três atacantes no Real Madrid. O time seguiu com um meio-campo pouco povoado, mas a dupla Modric-Isco conseguiu ter a posse de bola que a equipe merengue carecia em partidas anteriores.

Para lembrar:

BBC. Com os gols marcados neste domingo (15), Bale igualou a marca de Benzema e Cristiano Ronaldo em 2015. Agora, cada um dos integrantes do ataque "BBC" balançou as redes cinco vezes no ano em partidas do Campeonato Espanhol.

Ouvidos fechados. Foi assim, com as duas mãos sobre os ouvidos, que Bale comemorou neste domingo (15) ao marcar o primeiro gol contra o Levante. Essa foi a forma que o galês encontrou para mostrar sua reação às críticas recebidas nas últimas semanas.

A culpa é dele? Muito criticado após a derrota por 4 a 3 para o Schalke 04 em partida da Liga dos Campeões da Uefa, o goleiro Casillas foi barrado neste domingo (15) pelo técnico Carlo Ancelotti. Navas foi o titular do Real Madrid e participou pouco da partida.

Protagonista. Sergio Ramos voltou após período afastado por lesão, e com ele voltou a eficiência defensiva do Real Madrid. A zaga merengue, duramente criticada na derrota por 4 a 3 para o Schalke 04 em partida das oitavas de final da Liga dos Campeões, passou incólume neste domingo (15).

Outro reforço. O jogo contra o Levante também marcou o retorno de Modric aos titulares do Real Madrid. O croata é outro que estava no departamento médico, mas já havia entrado durante a partida contra o Schalke 04. Neste domingo (15), teve companhia de Lucas Silva e Isco no meio-campo merengue.

UOL Esporte

Comentários