Judoca brasileiro fica com prata na Turquia, mas retoma ponta do ranking

(Foto: Divulgação/IJF)














Rafael Silva, o Baby, não conseguiu ganhar a medalha de ouro no Grand Prix de Samsun (TUR), mas a prata lhe valeu a retomada da liderança do ranking mundial dos pesos pesados (+100kg), superando o francês Teddy Rinner.

Na final, ele acabou derrotado pelo tunisiano Faicel Jaballah em uma luta bastante acirrada. Entretanto, o brasileiro acabou levando três punições, contra duas do adversário, o que decretou o seu revés.

Até chegar a decisão, Baby passou por Matjaz Ceraj (SLO) nas punições (2-1). Com um ippon, o brasileiro despachou o russo Andrey Volkov e seguiu às quartas-de-final, fase na qual bateu Iurii Krakovetskii, do Quirguistão, para chegar à semifinal. A vaga na decisão chegou graças à um ippon sobre Iakiv Khammo (UKR) com apenas 1min45s de luta.

A medalha de prata de Rafael Silva foi a segunda deste metal do Brasil na competição, o que deixou o país na 11ª colocação do quadro de medalhas. A outra prata havia sido ganha por Nathália Brígida na categoria até 48 quilos, na última sexta-feira.

Neste último dia de disputas, outros quatro judocas estiveram do país, mas nem chegaram perto das medalhas. Tiago Camilo (90kg) foi eliminado em sua segunda luta por ippon por Tural Safguliyev (AZE). Na mesma categoria, Gustavo Assis também não passou da segunda luta. Seu algoz foi Aleksander Kukolj (SRB). Gabriel Souza (100kg) não foi páreo para Toma Nikiforov em sua estreia e David Moura (+100kg) chegou às oitavas, mas perdeu para o russo Soslan Bostanov. 

UOL Esporte

Comentários