Mesmo andando no fundo do pelotão, dupla da McLaren está animada. Entenda

(Foto: Clive Mason/Getty Images)




















Eles continuam se classificando lá atrás, o carro segue sendo frágil e tem dificuldade em andar no mesmo ritmo das equipes médias, sendo melhor somente que a Manor, equipe que corre com carro adaptado e motor de 2014, mas Fernando Alonso e Jenson Button estão esbanjando otimismo com a McLaren.

"Nós estamos progredindo bastante. Se conseguirmos melhorar 1,5 s a cada duas semanas, em pouco tempo estaremos na pole position", disse o espanhol após ficar em 18º na classificação.

Estaria o bicampeão ficando louco?

Exageros à parte, a verdade é que a McLaren demonstrou uma grande evolução no GP da Malásia. Ainda andando sem toda a potência do ainda frágil motor Honda, o carro demonstrou ser forte do ponto de vista aerodinâmico, deixando claro que, quando andar tudo o que pode, vai permitir que Alonso e Button disputem mais à frente.

Evolução em números
No GP da Austrália, a melhor McLaren, que caiu ainda na primeira parte do treino, foi 4s9 mais lenta que o pole position Lewis Hamilton. Duas semanas depois, na Malásia, a desvantagem caiu para 2s3 – avaliando apenas os tempos do Q1, uma vez que choveu em Sepang.

Na corrida, antes de abandonar o GP da Malásia na 42ª volta de um total de 56, Button estava a mais de 98s do líder Vettel. Porém, andava em um bolo que tinha Red Bull, Force India e Lotus, inclusive à frente de Perez e Maldonado, demonstrando que o ritmo de corrida do MP4-30 também melhorou em relação à primeira etapa, quando recebeu a bandeirada 38s atrás do rival mais próximo e a duas voltas do líder.

Tanto, que o chefe da Honda na F-1, Yasuhisa Arai, disse que o "duro uso da unidade de potência em condições competitivas" causou ambas as quebras, e não o calor, grande preocupação da equipe devido à traseira compacta de seu carro. Fernando Alonso teve um problema no ERS e Jenson Button, no turbo.

Mesmo com os abandonos, os dois se mostraram animados – e até surpresos – após a prova. "Conseguir ver uma Red Bull depois de tanto tempo de corrida foi uma surpresa", admitiu Button. Eles obviamente estavam sendo seguros por outros carros, mas conseguimos entrar um pouco mais na corrida hoje,  o que foi um bom passo adiante. Estávamos disputando de verdade com os demais. E assim pudemos ver nossos pontos fortes e fracos."

Alonso também celebrou estar no meio do pelotão. "Eu tinha uma Red Bull e uma Toro Rosso na minha frente e estava diminuindo a diferença, então foi uma surpresa conseguir competir com os outros carros."

UOL Esporte

Comentários