Com Mercedes absoluta, Massa busca título de "melhor do resto" na F-1




















Sem poder narrar vitórias de Felipe Massa desde o GP do Brasil de 2008, Galvão Bueno é o primeiro a comemorar quando o brasileiro termina uma corrida logo atrás das Mercedes. "É o melhor do resto!"", celebra. E o narrador está certo: o domínio do time de Lewis Hamilton e Nico Rosberg é tanto que o terceiro lugar se tornou um resultado a ser destacado.

A atual vantagem de performance do time alemão, conquistada após a mudança de regulamento de 2014 e da adoção dos motores V6 turbo hídribos, pode ser comparada às maiores da história, como a McLaren do final dos anos 1980, a Lotus nos 1960 e a Ferrari dos 2000. São 17 vitórias nas últimas 20 provas, sendo 12 dobradinhas, com média de 23s5 de diferença para o rival mais próximo. Nas classificações, Rosberg e Hamilton dividiram 19 das últimas 20 poles.

A bordo da Williams, carro que também usa o motor Mercedes e que cresceu bastante na última temporada, Massa é um dos pilotos que mais se aproximam de Hamilton e Rosberg. Foi ele quem conquistou a única pole não-Mercedes de 2014 – no GP da Áustria – e também foi quem conseguiu chegar mais perto de um carro da equipe – terminou o GP da Abu Dhabi a 2s5 de Hamilton – desde o início do domínio dos alemães.

Em 2015, Massa busca fazer um campeonato mais consistente depois de iniciar a temporada embalado pelos bons resultados do final do no passado. Nos últimos 8 GPs, o brasileiro foi o "melhor do resto", ou seja, o primeiro fora Hamilton e Rosberg, em três ocasiões, assim como Sebastian Vettel. Já Daniel Ricciardo, da Red Bull, e Valtteri Bottas, companheiro de Massa, conseguiram o 'título' em duas oportunidades.

Como ficou claro no GP da Austrália, que abriu o campeonato, a grande pedra no sapato do brasileiro será a Ferrari de Vettel e Kimi Raikkonen, além do próprio Bottas. Prova disso foi o resultado da classificação: 369 milésimos separaram os quatro pilotos. Na corrida, problemas tiraram Raikkonen e Bottas de combate, e Vattel ganhou, nos boxes, a disputa direta com Massa e foi terceiro, atrás das Mercedes.

O segundo round dessa batalha começa a partir dos treinos livres para o GP da Malásia, às 23h de quinta-feira, pelo horário de Brasília. A classificação será às 6h e a corrida tem largada às 4h.

UOL Esporte

Comentários