GP da Malásia promete ser bom para Massa. E terrível para a McLaren




















Depois de uma estreia positiva pelo segundo melhor início da carreira, mas preocupante pela falta de ritmo da Williams em relação à Mercedes, Felipe Massa tem motivos para chegar confiante para a segunda etapa da temporada, que será disputada no próximo final de semana, na Malásia.

As longas retas, de mais de 1km cada, prometem beneficiar seu carro. A Williams, desde o ano passado, vem sendo a melhor nos pontos de aferição de velocidade máxima. Na classificação do GP da Austrália, por exemplo, o companheiro de Massa, Valtteri Bottas, chegou a 329km/h, enquanto o pole position, Lewis Hamilton, da Mercedes, não passou de 323km/h.

Esse é um fator que, inclusive, chamou a atenção do chefe da Mercedes, Toto Wolff. "Vemos um déficit de nosso carro nas retas em comparação com a Williams e a Ferrari, eles têm muito mais velocidade – a diferença chega a 10-12km/h".

Essa vantagem da Williams, mesmo que o time também use os motores Mercedes, deve-se à configuração do carro: por ser menos eficiente aerodinamicamente que o W06, o FW37 oferece menos resistência ao ar nas retas.

Enquanto isso, na McLaren…
As mesmas retas longas que farão com que a Williams possa mostrar sua força na Malásia serão o pesadelo da McLaren. Lutando com as deficiências do motor Honda, o carro não passou de 312km/h na Austrália e deve sofrer ainda mais em Kuala Lampur.

Isso porque as preocupações da equipe em relação ao superquecimento do motor serão maiores na Malásia do que foram na Austrália. E, com o temor de sofrer quebras, a equipe acaba tendo de andar com a capacidade do motor reduzida.

O GP da Austrália foi disputado com cerca de 23ºC de temperatura do ar e 30ºC na pista. Já a expectativa para a Malásia é de acima de 30ºC no ar e cerca de 46ºC na pista.

Mesmo assim, Jenson Button se mostra confiante. "Temos tempo para melhorar essa questão do resfriamento do carro. Não tenho preocupação nenhuma a respeito disso", garantiu.

O GP da Malásia será disputado no próximo final de semana, com treinos livres a partir das 23h da quinta-feira, classificação às 6h e corrida às 4h do domingo, pelo horário de Brasília. 

UOL Esporte

Comentários