Com lesão nas costas, Diego Hypolito fica fora do Pan de Toronto

(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)


















Bicampeão pan-americano do solo e do salto, Diego Hypolito não poderá brigar pelo tri nos Jogos de Toronto, em julho. Por causa de dores nas costas, o ginasta de 28 anos não conseguiu cumprir a programação de avaliações da seleção brasileira e está fora do quinteto verde-amarelo para a competição. A comissão técnica ainda não definiu a equipe brasileira para a competição, mas confirmou, nesta quarta-feira, que Diego não disputa mais uma das vagas.

- Como ele não pôde participar do processo avaliativo, ele está fora. Nós tínhamos o critério de que o ginasta precisava participar de pelo menos quatro das seis avaliações, mas ele só conseguiu participar de duas por causa da lesão nas costas - disse Leonardo Finco, coordenador da seleção brasileira masculina de ginástica artística.

Dono de cinco ouros e três pratas em Pan-Americanos, Diego buscava a classificação para a quarta edição seguida dos Jogos. O bicampeão mundial pretendia compor a equipe, que será um ensaio para o Mundial de Glasgow, em outubro, o primeiro evento pré-olímpico. No ano passado, ele foi segundo reserva até as vésperas do Mundial de Nanning, mas acabou convocado por conta de lesões de Petrix Barbosa e Caio Souza e levou o bronze no solo. Segundo Leonardo Finco, o ginasta continua no páreo para integrar o sexteto do Mundial.

- Ainda vamos rever e definir os critérios para o Mundial. Claro que o Pan é o segundo evento mais importante do ano, mas não impede que nenhum ginasta da seleção fique fora do Mundial. Vai depender única e exclusivamente das qualidades que os ginastas mostrarem em treinos e competições - disse Léo.

Atual campeão por equipes, o Brasil ainda não tem seu quinteto masculino definido para o Pan, e o prazo máximo para a convocação é o dia 4 de junho. A comissão técnica está fechando a análise de resultados e ainda contabilizará o desempenho dos brasileiros na etapa da Copa do Mundo de Anadia, em Portugal, entre esta quinta-feira e domingo - participam da competição Caio Souza, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Petrix Barbosa.

Têm chances de defender o Brasil até mesmo os três ginastas afastados da seleção por causa de uma polêmica “brincadeira” considerada racista. Arthur Nory, Fellipe Arakawa e Henrique Flores foram suspensos preventivamente por 30 dias, mas podem retornar antes disso dependendo da apuração da oitiva do STJD da ginástica (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), agendada para a próxima terça-feira.

- Se o afastamento deles acabar a tempo, eles podem participar do Pan. Eles vão receber a penalização, tudo normal. Foi uma coisa muito atípica. Não faz parte do nosso dia-a-dia. Mas a pena deles fica com o setor jurídico. Se tiverem cumprido a pena, seguem com chances - disse Léo.
Para defender o título, o Brasil terá de superar os Estados Unidos. Bronze no Mundial do ano passado, a equipe americana anunciou nesta quarta-feira o quinteto para os Jogos de Toronto e vai com força máxima. Foram convocados Sam Mikulak, John Orozco, Donnel Whittenburg, Paul Ruggieri e Marvin Kimble.

Globo Esporte

Comentários