Doping faz EUA perderem medalha olímpica de 2012. Comitê confirma devolução

(Foto: Clive Brunskill/Getty Images)














Todos os integrantes da equipe americana que ganharam a prata no revezamento 4x100m no atletismo no Jogos Olímpicos de Londres-2012 serão obrigados a devolverem suas medalhas. A informação, divulgada em primeira mão pela agência de notícias Associated Press, foi confirmada pelo Comitê Olímpico Americano (USOC, na sigla em inglês). 

A decisão foi tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em decorrência do doping do corredor Tyson Gay. Ele tesou positivo para esteroides no Campeonato Americano de 2013 e recebeu apenas um ano de suspensão, mas todos seus resultados foram anulados de forma retroativa até 15 de julho de 2012 - poucas semanas antes da Olimpíada-, quando usou pela primeira vez um produto com substâncias ilegais.

Gay disputou a final e foi o terceiro a correr no time formado por Trell Kimmons, Justin Gatlin and e Ryan Bailey. Com o tempo de 37s04, ficaram atrás da Jamaica, capitaneada por Usain Bolt. Os caribenhos fizeram 36s84.

"Como esperado, seguindo decisão da Usada (Agência Americana Antidoping) no caso de Tyson Gay, o COI confirmou hoje que o time americano foi desqualificado do revezamento 4x100m nos Jogos Olímpicos de Londres. Começaremos nossos esforços para que estas medalhas sejam devolvidas e apoiaremos todas as medidas para proteger os atletas limpos", diz comunicado no site oficial do USOC.

Gay é o único dos atletas que já devolveu a medalha, como parte de sua punição por doping.

O COI ainda não informou se o segundo posto da prova ficará vago ou se a equipe de Trinidad e Tobago herdará a prata. Neste caso, a França ficaria com o bronze.

UOL Epsorte

Comentários