Warriors vencem Rockets e vão à final; Brasil terá segundo campeão da NBA

(Foto: EFE/JOHN G. MABANGLO)














O Golden State Warriors vai enfrentar o Cleveland Cavaliers na grande final da NBA. Nessa quarta-feira, o time de Oakland venceu o Houston Rocktes por 104 x 90, encerrou a série em 4 a 1 e sagrou-se campeão da Conferência Oeste.

Dessa forma, o Brasil já garante seu segundo campeão na história da NBA. De um lado, Anderson Varejão, que está machucado desde meados da temporada mas é um dos ídolos do Cleveland Cavaliers. Do outro, Leandrinho Barbosa, o mais veterano dos brazucas da liga que tem entrado com frequência nos jogos do Golden State Warriors. No ano passado, Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro campeão da NBA, após título do San Antonio Spurs.

De volta ao jogo dessa quarta, Stephen Curry teve sua primeira partida abaixo da média nesses playoffs. O MVP da temporada regular da NBA aparentou estar sem confiança, depois da queda com a cabeça no chão que assustou todo mundo no último jogo, mas mesmo assim terminou como cestinha do time com 26 pontos.

Mas outra grande estrela também deixou a desejar. Com 13 turnovers, recorde de erros nos playoffs, James Harden não conseguiu repetir as grandes atuações e esteve abaixo da crítica com 14 pontos. O destaque do Houston ficou por conta de Dwight Howard, que dominou o jogo de garrafão e terminou o jogo com 18 pontos e 16 rebotes.

Agora, o Golden State Warriors e o Cleveland Cavaliers começam a série melhor de sete na próxima quinta-feira, 4 de junho. Enquanto o time de Stephen Curry não chegava à final há 40 anos, a equipe de LeBron James nunca foi campeã da NBA.

O jogo
Precisando de uma vitória para continuar vivo na final da Conferência Oeste, o Houston começou em ritmo alucinante contra o Golden State e abriu vantagem no placar mesmo jogando em Oakland.

Com os dois times errando muito, 7 turnovers para os Rockets e 6 para os Warriors, o placar do primeiro quarto foi baixo. Mas os visitantes saíram com vantagem: 22 x 17.

O Golden State "acordou" no segundo período e logo virou o placar. Enquanto o Houston ficou zerado nos três primeiros minutos, Klay Thompson comandou com três bolas de três a reação do time da casa, que anotou dez pontos seguidos.

Com boa atuação de Dwight Howard, os Rockets dominaram o garrafão e não deixaram os Warriors dispararem na partida. Mas o pivô cometeu uma falta técnica, sua sétima nos playoffs, e ficaria de fora de uma possível sexta partida.

Curiosamente, as grandes estrelas das duas franquias tiveram primeiro tempo muito abaixo do esperado. Tanto James Harden, que terminou a metade inicial com 11 pontos e 8 turnovers, como Stephen Curry, que pareceu disperso e sem confiança após bater forte a cabeça no último jogo, decepcionaram. Resultado parcial: Golden State Warriors 52 x 46 Houston Rockets.

O Golden State voltou bem dos vestiários e abriu dez pontos de vantagem no início do terceiro quarto. Mais uma vez, no entanto, não conseguiu administrar a liderança e deixou o Houston encostar no placar. Stephen Curry, inclusive, continuou abaixo da crítica e colocou somente uma bola de quadra.

Mas James Harden estava igualmente apagado e bateu seu recorde de turnovers: 11 erros até o final do terceiro período. Assim, o Golden State contou com a força de sua torcida para segurar a vantagem de seis pontos para o final do jogo.

No período final, mais um susto voltou a calar a estádio em Oakland. Klay Thompson tomou uma joelhada na cabeça e deixou a quadra para realização de exames nos vestiários. Mas teve "apenas" um corte na orelha.

Enfim, a torcida começou a fazer festa quando Golden State colocou 15 pontos de vantagem na metade do quarto. A partir daí, foi só administrar o placar e comemorar a volta às finais da NBA após 40 anos.

UOL Esporte

Comentários