Voos e capotagens são desafios em edição das 500 milhas de Indianápolis

Uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial, as 500 Milhas de Indianápolis acontecem neste domingo (22) com um sinal de alerta depois de quatro fortes acidentes ocorridos durante os treinos livres da Fórmula Indy. Entre os envolvidos estava o brasileiro Hélio Castroneves, que capotou com seu carro, mas não se feriu gravemente.

Dos quatro acidentados (Castroneves, Josef Newgarden, Ed Carpenter e James Hinchcliffe), três chegaram a capotar, algo que levantou preocupação na categoria. Como resultado, a Indy anunciou mudanças para a corrida. A ordem foi para que a abertura do "boost" do turbo dos motores passasse a ter o mesmo tamanho dos treinos: 130 quilopascal (ao invés dos 140), medida de pressão e tensão. Com isso, os carros perderão de 40 a 50 cv (cavalo-vapor).

"Contribuiu (para os voos e capotagens) o fato de estarmos usando pela primeira vez o kit aerodinâmico para os super speedways. Mas a boa notícia é que a categoria agiu rápido em nome da segurança e de forma acertada. Tudo em nome da segurança e é assim que tem de ser. Não há culpados. É o desenvolvimento de um trabalho", explicou Hélio Castroneves ao UOL Esporte.

O único acidente que não teve voo ou capotagem foi o de James Hinchcliffe, o mais grave dos treinos. Depois de uma falha na suspensão de seu carro, o canadense bateu forte no muro e seu carro pegou fogo. Na colisão, o braço da suspensão acabou perfurando a perna direita do piloto e parando na região pélvica, de acordo com a revista "Racer". Por causa disso, ele chegou a correr risco de morte e precisou passar por cirurgia.

"Acidentes em automobilismo e em Indianápolis são o que mais acontecem. A categoria faz de tudo pela segurança, mas tem casos como do Hinchcliffe, que quebrou a suspensão, que não tem o que fazer. Vira passageiro mesmo. Eu já bati assim em 2008, mas, felizmente, não sofri nada demais. O risco sempre existe no automobilismo e não conseguimos prever certas situações, mas o nosso carro é seguro", afirmou Tony Kanaan ao UOL Esporte.

Depois de passar por cirurgia, Hinchcliffe passa bem, segundo informações da categoria, e será substituído nas 500 Milhas de Indianápolis pelo australiano Ryan Briscoe.

Mesmo com os acidentes, Kanaan e Castroneves, que largam na quarta e quinta colocação, respectivamente, afirmam que o nervosismo não aumentou para a corrida deste domingo. A largada tem previsão de acontecer às 12h, horário de Brasília.

UOL Esporte

Comentários