Adversário do Vasco ganha fama de 'Cuiabarça' e tem 'Messi do Pantanal'

(Foto: Cuiabá/Divulgação)














Fundado em 2001 e gerido por irmãos empresários, o Cuiabá, adversário do Vasco nesta quarta-feira, às 22h, em São Januário (RJ), pela segunda fase da Copa do Brasil, virou a sensação do Centro-Oeste com apenas 14 anos de existência. Atual campeão da Copa Verde e do Campeonato Mato-Grossense (pela quarta vez consecutiva), o time passou a ser chamado por seus torcedores de "Cuiabarça", numa ousada e bem humorada alusão ao poderoso Barcelona.

A brincadeira tem sido levada tão a sério que o camisa 10 da equipe, Raphael Luz, se tornou o "Messi do Pantanal" para os torcedores do Dourado, como é chamado o clube. O meia tem sido o destaque da temporada e foi autor de três gols na final da competição regional, no jogo considerado como o "Milagre do Pantanal", quando venceu o Remo por 5 a 1 após ter perdido a primeira partida por 4 a 1.

O time vem de um empate em 1 a 1 contra o Vasco, no jogo de ida, apenas dois dias depois de fazer a final do estadual. Na base da raça, o clube alimenta o sonho de se classificar pela primeira vez à terceira fase da Copa do Brasil.

"Estou muito feliz com a atuação diante de uma grande potência do futebol. Tenho que exaltar os atletas, exaltar de uma forma brilhante. Viemos de uma final disputada a dois dias. Pelo cansaço, seria humanamente quase impossível bater de frente com o Vasco e eles o fizeram com muito brio, caráter e dedicação. Só tenho é que aplaudi-los de pé, são verdadeiros heróis. Por todas as circunstâncias esse empate pode ser considerado uma vitória", disse o técnico Fernando Marchiori ao site oficial do clube logo após àquela partida.

Prodígio no futebol brasileiro, o Cuiabá foi fundado pelo ex-atacante Gaúcho, que ficou famoso no Flamengo na década de 90. Com uma estrutura até então não vista no futebol mato-grossense, o clube sagrou-se campeão estadual pela primeira vez com apenas dois anos de vida, desbancado os tradicionais Mixto e Operário.  No ano seguinte, conquistaria o bi, mas em 2006, por conta de dificuldades financeiras, anunciou seu licenciamento.

Seu ressurgimento acabou acontecendo em 2009 com a aquisição das ações do clube por parte dos irmãos Dresch, proprietários da Drebor Borracha, famosa indústria da região. Dali em diante, conquistou mais quatro estaduais (2011, 2013, 2014 e 2015), além da Copa Governardor do Mato Grosso e Copa Verde.

'Messi do Pantanal' ainda não explodiu
Revelado nas divisões de base do São Paulo, o meia Raphael Luz ainda tenta ser uma realidade no futebol brasileiro. Com 25 anos, ele se profissionalizou fora do Tricolor paulista e rodou por diversos clubes de menor investimento do país. Atlético-GO, Bahia e Goiás, ano passado, foram as equipes mais expressivas que o jogador atuou.

UOL Esporte

Comentários