Luxemburgo perde status de intocável e já sofre cobrança interna no Fla

(Foto: Gilvan de Souza/Divulgação)














Se Vanderlei Luxemburgo tinha status de intocável no Flamengo há alguns meses, isso já não acontece atualmente. Após a eliminação para o Vasco no Campeonato Carioca e o péssimo início de Brasileiro, o Rubro-negro já começa a ser contestado por parte da diretoria. O treinador, no entanto, precisa apenas ligar o sinal de alerta, já que nenhuma medida mais severa deverá ser tomada. Pelo menos por enquanto.

Isso porque a diretoria sabe, por outro lado, que a falta de reforços prejudicam o trabalho do treinador. Principalmente a ausência de um camisa 10. Mesmo assim, há uma ala mais radical que acredita que isso já não serve como desculpa e é favorável a uma mudança no rumo do futebol rubro-negro.

Isso representa uma drástica mudança no prestígio de Luxemburgo no Flamengo. Há poucos meses, o treinador era considerado peça fundamental para o sucesso do clube na temporada. Tanto que o comandante se sentiu protegido para comprar até mesmo uma briga com a Ferj (Federação de Futebol do Rio).

Os números talvez expliquem essa mudança. O último grande resultado de Vanderlei Luxemburgo na temporada foi no dia 5 de março, quando fez 3 a 0 no Fluminense. Desde então, a equipe bateu apenas times de menores expressão e acumulou resultados negativos contra os grandes: Vasco e São Paulo, por exemplo.

Ciente da situação, Luxa sequer utilizou a coletiva de imprensa pós-derrota para o Avaí para cobrar reforços. Curiosamente com uma postura complacente, disse que o Fla precisa melhorar o rendimento, independentemente de reforços. "Isso [contratações] é uma discussão que esta há mais de dois meses, desde o início da temporada. Se não contratarmos ninguém, esse é time que vai jogar. Mas mesmo se não contratar, devemos melhorar, pois estamos jogando mal. Isso não é desculpa. Temos que melhorar. Essa é a realidade, independentemente de contratação", afirmou.

Com o resultado, o Flamengo permanece com apenas um ponto no Brasileiro e já figura entre os quatro últimos, na zona de rebaixamento. O Avaí, por sua vez, chega aos 4 pontos e pula para a 9ª colocação. O Rubro-negro volta a campo nesta quarta-feira, contra o Náutico, no Maracanã, pela Copa do Brasil.

UOL Esporte

Comentários