Tocha do Pan de Toronto é acesa em cerimônia no México

(Foto: Omar Torres / AFP)


















A tocha dos Jogos Pan-Americanos de 2015, que serão realizados em Toronto, no Canadá, foi acesa nesta segunda-feira em um ritual cerimonial asteca conhecido como Fogo Novo, na Zona Arqueológica de Teotihuacán, no México. O evento sediado na Pirâmide do Sol, um dos pontos mais importantes da região histórica, marcou o início da caminhada da chama, que deverá percorrer cerca de 20 mil km por terra e mar durante 41 dias.

Depois de ser acesa, a tocha foi levada por um representante do povo asteca e entregue a David Robert Petterson, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que seguiu para o Canadá, onde a chama percorrerá por cerca de 130 comunidades do país norte-americano.

Podendo aguentar ventos de mais de 70 km/h, a chama está sendo levada em uma tocha que tem a frase "United We Play!" (Juntos nós jogamos!) escrita em pictogramas coloridos, além de desenhos que mostram atletas em movimentação.

Os Jogos Pan-Americanos de Toronto serão iniciados no dia 10 de julho e irão ser disputados até o dia 26 do mesmo mês. O evento continental reunirá mais de seis mil esportistas de 41 nações.















Bandeiras de Brasil e Canadá são vistas em cerimônia antes dos Jogos de Toronto (Foto: Omar Torres / AFP)

Terra

Comentários