Ponto de Opinião: O “jeitinho Conmebol de ser”

(Foto: Arte Blog do Esporte)















Mais um capítulo para a entidade máxima do futebol sul-americano se explicar. Com o episódio lamentável da equipe do Boca Juniors, em jogo da Taça Libertadores contra o rival River Plaite, a Conmebol estaria fazendo de tudo para que o time argentino leve uma punição mais branda da Fifa.

Com isso, a entidade estaria "vendendo" a quinta vaga na Copa do Mundo de 2018, correspondente a parte de repescagem do continente. A decisão deve acontece no dia 29 de maio, durante o LXV Congresso da Fifa, em que está prevista a renovação de contratos, vagas e normas. A equipe que "tomaria" essa vaga poderá sair da Ásia ou da Concacaf (América do Norte e Central).

A Fifa está incomodada com o episódio. E não é para menos. Um fato desse acontecer na maior competição do futebol sul-americano é, no mínimo, lamentável. A entidade máxima do futebol mundial se reuniu com representantes da Conmebol no último sábado (16), visando estabelecer a pena destinada aos argentinos. A Conmebol, com medo da Fifa "sumir" com o Boca, tratou de colocar "panos quentes" na situação.

O "jeitinho" é mais rentável para a Conmebol, na questão dos direitos de transmissão de TVs e dos patrocinadores, que seria manter o Boca Juniors nas próximas edições da taça, do que "preservar" a quinta vaga sul-americana na Copa do Mundo de 2018.

A Fifa, no entanto, admite que o time de Bueno Aires deveria sofrer uma sanção exemplar, mas teria aceitado a "indecente" proposta. A pena aplicada pela entidade da América do Sul ao Boca foi de quatro partidas internacionais com portões fechados, multa de 200 mil dólares e a eliminação do time desta edição da Libertadores.

O fato em questão abre precedentes: times com maior visibilidade serão "defendidos" para que a competição não perca, principalmente, os patrocinadores. O episódio na La Bombonera deveria ser tratado como um "desastre" na história da Taça Libertadores. Ainda não se sabe ao certo de onde veio o suposto gás de pimenta, mas parece que o fato é tratado como "comum". E o assunto ainda vai render mais episódios e mais Pontos de Opinião aqui no blog.

Acompanhe o caso:






Comentários