Ataque trava, Brasil cai diante da França e está fora da briga por medalhas

Vanessa Gonçalves foi a cestinha do Brasil na derrota do mata-mata

Vanessa Gonçalves foi a cestinha do Brasil na derrota do mata-mata

O sonho do Brasil de conquistar mais uma medalha no Campeonato Mundial sub-19 feminino não será concretizado. Medalhista de bronze em 2011, a seleção brasileira está fora da disputa do pódio na atual edição da competição. As meninas da equipe verde-amarela foram superadas pela França, por 51 a 39, nesta sexta-feira (26), na disputa das quartas de final, perdendo a chance de avançar e brigar por melhores posições.

Com o resultado, resta ao time comandado pela técnica Janeth Arcain a disputa das colocações entre os 5º e 8º lugares do Mundial, que está sendo realizado na cidade deKlaipeda, na Lituânia. O selecionado volta à quadra neste sábado (27), para enfrentar oCanadá, em horário ainda a ser confirmado pela FIBA.

- Nosso objetivo neste Mundial era estar entre as quatro melhores seleções do mundo. Infelizmente, não conseguimos, mas temos que nos aproximar ao máximo da nossa meta. Vamos buscar a quinta posição com toda garra que temos, disse Janeth após a derrota.

Com baixo desempenho ofensivo, o Brasil precisou correr atrás do marcador durante todo o jogo contra a França. Do primeiro ao último período, a equipe sul-americana não conseguiu desenvolver seu lado ofensivo, pontuando, no máximo, 14 tentos em uma parcial (a terceira). A baixa produção total no placar brasileiro é reflexo do péssimo aproveitamento conquistado nos arremessos: 10/20 nos lances livres e 1/12 nas bolas de três pontos.

Apesar da performance, as comandadas de Janeth Arcain conseguiram levar a partida com equilíbrio até a última etapa: melhor na volta do vestiário, o Brasil cortou a diferença no terceiro período e ameaçou a liderança francesa, entrando nos últimos dez minutos com apenas quatro pontos de desvatagem. Entretanto, nos momentos decisivos, o ataque, que havia evoluído, voltou a falhar diante da forte defesa da França, permitindo nova investida das europeias, que dispararam no marcador e encaminharam a vitória.

- No terceiro período, entramos bem e chagamos a diminuir a diferença, mas cometemos erros fundamentais de lance livre e bolas em baixo da cesta, o que não permitiu que virássemos e custou o resultado do jogo. Não saio totalmente insatisfeita, pois conseguimos que elas anotassem apenas 51 pontos. E não perdemos para qualquer adversário, já que a França é a atual campeã Europeia, e muitos especialistas declaram que está é a melhor geração delas, completou a treinadora do Brasil.

Inofensivo, o Brasil teve apenas uma atleta com pontuação em dois dígitos: a ala/pivôVanessa Gonçalves, a Sassá, autora de 11 tentos, tendo alcançado nove rebotes. Isabela Ramona, com nove, e Izabelli Sangalli, com oito, foram as segundas maiores cestinhas brasileiras. Do lado francês, destaque para Valeriane Ayayi, com 18 tentos.

Classificada para a semifinal, a França enfrentará na próxima fase a seleção da Espanha, uma das grandes favoritas da competição, em duelo europeu que vale vaga na decisão. A outra chave semifinal ainda não foi definida, mas será composta, de um lado, pelo vencedor do duelo entre Estados Unidos e Japão, e, do outro, pela equipe que passar do confronto entre Austrália e China.

Terra

Comentários