Federer supera "colete do azar", vence alemão no sufoco e vai à semi

Federer usa colete durante a partida contra o alemão Florian Mayer em Hamburgo

Federer usa colete durante a partida contra o alemão Florian Mayer em Hamburgo

 

Roger Federer está aproveitando a semana do ATP 500 de Hamburgo para fazer alguns experimentos em relação ao equipamento usado em quadra. Depois de estrear a nova raquete, o suíço vestiu um colete no intervalo entre o primeiro e o segundo sets da partida contra o alemão Florian Mayer nesta sexta-feira. Depois de perceber que a peça deu azar, ele tirou e venceu por 2 sets a 1, com parciais de 7-6 (4), 3-6 e 7-5.

No primeiro set, ainda sem o colete, Federer sofreu para devolver o forte saque do alemão número 45 do mundo, mas se destacou no serviço e, se não conseguiu nenhuma quebra, também não foi quebrado. No tie-break, o suíço jogou bem os pontos decisivos e saiu na frente.

Foi quando ele decidiu colocar um colete para se proteger do vento frio na noite de Hamburgo. Optou por ficar com ele mesmo depois do intervalo, e voltou para a quadra com um visual diferente. Acontece que o seu jogo também mudou, e para pior. A partir daí, ele teve o saque quebrado cinco vezes.

Errando muito, Federer permitiu que Mayer conseguisse ganhar um set pela primeira vez depois de ser arrasado nos quatro encontros anteriores com o suíço. Mayer abriu 5 a 2, vacilou na primeira vez em que sacou para fechar, mas não perdeu a oportunidade seguinte.

Depois de levar 6 a 3 no segundo set, Federer decidiu tirar o colete. E tudo mudou novamente. Já abriu o terceiro set com uma vantagem de 3 a 1. Mas a vitória não foi tão simples. O suíço voltaria a ser quebrado outras duas vezes. E, no momento decisivo, ele voltou a se sobressair.

Quando o alemão precisava confirmar o saque para forçar o tie-break, Federer conseguiu a quebra que selou a vitória e a classificação para as semifinais. Ele vai enfrentar o argentino Federico Delbonis, número 114 do mundo.

Caso confirme as previsões e chegue à final, Federer enfrentará o vencedor da partida entre o espanhol Nicolas Almagro e o italiano Fabio Fognini, que eliminou o segundo favorito do torneio, o alemão Tommy Haas.

Federer busca o pentacampeonato no saibro de Hamburgo. Foi lá que, em 2002, ele chegou ao top 10 do ranking da ATP pela primeira vez, ao conquistar o título em final contra o russo Marat Safin. Desde 2008 ele não competia no torneio alemão.

UOL Esporte

Comentários