Borussia vence e impõe derrota a Guardiola em primeira final pelo Bayern

Borussia Dortmund se sagrou campeão da Supercopa da Alemanha Foto: AP

Borussia Dortmund se sagrou campeão da Supercopa da Alemanha

O Borussia Dortmund impôs, neste sábado, a primeira derrota a Guardiola no comando do Bayern de Munique. No primeiro jogo oficial do espanhol – logo em uma decisão -, o time de Munique foi até Dortmund e viu a equipe da casa vencer por 4 a 2, em um jogo recheado de chances para os dois lados, e se sagrar campeã da Supercopa da Alemanha. A vitória foi, também, a vingança do Borussia após a derrota na final da Liga dos Campeões para o mesmo Bayern.

Mal começou o duelo e a equipe de Guardiola já saiu atrás do placar. Aos 5min, Marco Reus aproveitou falha do goleiro Starke, substituto do lesionado Neuer no confronto, para deixar o Borussia na frente. Como é tradicional em confrontos do futebol alemão, o duelo continuou bom após o gol do Dortmund, com as duas equipes tendo seguidas chances de marcar, mas pecando na finalização.

Apesar do duelo ser equilibrado, o Bayern de Munique estava mais próximo do empate do que o Borussia de aumentar o placar. Entretanto, apoiado pela maioria da torcida nas arquibancadas, os donos da casa levavam perigo nos contra-ataques.  Mesmo com as boas chances dos dois lados no movimentado confronto, o primeiro tempo acabou apenas com um gol marcado.

Na volta para a etapa final, o Bayern voltou com a meta de conseguir o empate rapidamente e conseguiu: aos 9min, o meio-campista holandês Arjen Robben, algoz do Dortmund na final da Liga dos Campeões, cabeceou sozinho para deixar tudo igual. A alegria bávara, entretanto, durou pouco: no minuto seguinte Van Buyten tentou cortar cruzamento, mas fez contra o próprio patrimônio.

Em um ótimo início do primeiro tempo, o Dortmund ainda conseguiu fazer o terceiro aos 11min. Guidogan limpou bem o marcador na entrada da área e tocou com extrema categoria no canto esquerdo de Starke. O holandês Robben voltou a agitar o confronto aos 19min, quando recebeu cruzamento e girou bem para finalizar firme e diminuir o placar.

Atrás no marcador, a equipe de Guardiola passou a pressionar os mandantes nos minutos finais.  Um dos melhores em campo, o brasileiro naturalizado Thiago deu excelente passe para Muller na área, mas o atacante finalizou na trave. O Borussia, por sua vez, era esbarrado com ótimas defesas de Starke em contra-ataques. Aos 41min, no entanto, Reus, em posição polêmica, sacramentou a vitória por 4 a 2 e deu o título ao time de Dortmund.

Terra

Comentários