Webber tira pole de Vettel em Abu Dhabi; Massa bate Alonso e larga em 8º

Mark Webber sai na frente em busca da primeira vitória na temporada. O australiano fez a pole position, neste sábado, em Abu Dhabi

Pela sexta vez em seis provas, a Red Bull colocou um carro seu na pole position do Mundial de Fórmula 1. Neste sábado, duas horas depois de Sebastian Vettel liderar o treino livre, Mark Webber superou o companheiro no último instante do treino classificatório e cravou a primeira posição do GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Nico Rosberg e Lewis Hamilton, ambos da Mercedes, fazem a segunda fila, seguidos por Kimi Raikkonen, da Lotus, e Nico Hulkenberg, da Sauber.

Além de confirmar o fim de semana inspirado da Red Bull, o treino também mostrou que a Ferrari tem problemas com seu carro nos Emirados Árabes. Na concorrência interna, porém, o brasileiro Felipe Massa se mostrou competente. Ele fica na oitava posição, à frente de Fernando Alonso - 11º, o espanhol sequer foi ao Q-3.

Melhor no segundo e no terceiro treinos livres, Vettel deu indícios de que levaria a pole mais uma vez depois de liderar boa parte da etapa classificatória. Já no final, Mark Webber mostrou-se motivado na antepenúltima prova de sua carreira e conseguiu rodar abaixo de 1min40s ao fazer o melhor tempo de 1min39s957. O alemão, seu companheiro, ainda teve nova oportunidade e melhorou sua parcial, mas não alcançou Webber.

Na luta pela segunda fila, a Mercedes teve disputa intensa de seus dois pilotos com Kimi Raikkonen, da Lotus, mas se sobressaiu Rosberg para largar em terceiro. Em sua última oportunidade, Lewis Hamilton perdeu o controle do carro e desperdiçou a chance de vencer o alemão.

Vencedor das últimas seis provas, Vettel, tetracampeão mundial desde o último domingo, terá um concorrente disposto a quebrar sua sequência. Até o momento, Webber não venceu nenhuma das etapas disputadas em 2013 e largará na frente pela segunda vez no ano. Substituto já confirmado na Red Bull para 2014, Daniel Ricciardo, conseguiu bom índice ao superar Alonso na luta pelo Q-3 e largará em 10º com a Toro Rosso.

Terra

Comentários