Surpreendente Wawrinka toma posto que foi de Federer por 13 anos


Stanislas Wawrinka beija o troféu de campeão do Aberto da Austrália de 2014

 

Após Stanislas Wawrinka conquistar o Aberto da Austrália de maneira surpreendente, várias mudanças aconteceram no ranking mundial de tenistas da ATP, que foi divulgado nesta segunda-feira. A histórica soberania de Roger Federer, melhor suíço desde 2001, foi desfeita.

O título deu 1820 pontos para Wawrinka e o levou do oitavo para o terceiro lugar. Federer, por outro lado, apenas defendeu os seus pontos ao chegar nas semifinais e não alterou a sua pontuação. Mesmo assim, ele foi ultrapassado pelo compatriota e também pelo tcheco Tomas Berdych. Dessa forma, caiu para a oitava posição.

Federer, dono de 17 troféus de Grand Slams, era o melhor do seu país no ranking desde janeiro de 2001, quando, aos 20 anos, ultrapassou o veterano Marc Rosset no ranking. Hoje, aos 32, vê Wawrinka desfazendo a sua hegemonia.

Nas duas primeiras posições, nenhuma mudança. Entretanto, Nadal aumentou a diferença na liderança sobre Djokovic, o vice. Antes do Aberto da Austrália, ele estava 870 à frente, mas essa diferença saltou para 3.710.

Isso aconteceu porque o sérvio foi eliminado justamente por Wawrinka nas quartas de final do Aberto da Austrália, e não defendeu os pontos do título de 2013. Nadal, por outro lado, chegou à final e melhorou muito a sua pontuação, já que o espanhol não havia disputado o torneio no ano anterior.

UOL Esporte

Comentários