Bellucci anima torcida, mas é eliminado em SP por argentino

Thomaz Bellucci rebate em derrota para Delbonis em São Paulo Foto: Gaspar Nóbrega/Inovafoto / Divulgação

Thomaz Bellucci rebate em derrota para Delbonis em São Paulo

Thomaz Bellucci tinha neste sábado a chance de chegar à final do Brasil Open pela primeira vez desde que o torneio se mudou para São Paulo, mas acabou eliminado. Em um Ginásio do Ibirapuera que contou com boa presença de público, o paulista chegou a animar a torcida, mas foi derrotado pelo argentino Federico Delbonis por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/7 (5-7) e 6/4.

Foi a terceira derrota de Bellucci em três confrontos contra Delbonis, que também triunfou quando enfrentou o brasileiro no ATP 250 de Viña Del Mar de 2012 e no ATP 250 de Gstaad de 2013. Na final em São Paulo, o argentino enfrentará o italiano Paolo Lorenzi, que contou com desistência de Tommy Haas para alcançar a primeira decisão da carreira.

Mesmo eliminado diante da torcida brasileira, Thomaz Bellucci conseguiu mais uma semana positiva no circuito mundial. Depois das quartas de final do ATP 500 do Rio de Janeiro, em São Paulo ele chegou a primeira semifinal de torneio de nível ATP desde outubro de 2012, quando foi vice-campeão em Moscou.

Os resultados obtidos no Ginásio do Ibirapuera também recolocam o brasileiro na lista dos 100 melhores do mundo, um dos primeiros objetivos no trabalho com o técnico espanhol Francisco Clavet. Ele ainda ficou perto de igualar a melhor campanha na história do Aberto do Brasil - em 2009, com o torneio ainda na Costa do Sauípe, avançou à final em que foi derrotado por Tommy Robredo.

O início de partida em São Paulo neste sábado foi bastante parelho, com os tenistas canhotos jogando de forma agressiva. A primeira quebra de serviço ocorreu a favor do argentino, que no quinto game levou sorte ao rebater uma bola que bateu na rede e caiu para o lado da quadra de Bellucci, que não conseguiu devolvê-la.

A torcida tentou reerguer o jogador nacional no set com palmas ritmadas e gritos de incentivo no momento de instabilidade, mas Bellucci não conseguiu nem ameaçar o saque de Delbonis, que se manteve agressivo e com poucos erros, e acabou derrotado no primeiro set.

No segundo set, Bellucci sofreu uma quebra também no quinto game e chegou a demonstrar desânimo em alguns momentos. O apoio da torcida desta vez deu resultado e o brasileiro conseguiu vencer o saque de Delbonis, empatando a parcial por 4/4. No Ibirapuera, a sensação era de que Bellucci havia marcado um gol. Os pontos do brasileiro arrancavam gritos dos espectadores e alguns se levantavam para aplaudi-lo.

A decisão do set ficou para o tie-break. Depois de começo irregular, Bellucci conseguiu a virada e venceu a parcial para deixar o público no Ibirapuera novamente em êxtase. O brasileiro chegou a obter uma quebra de saque no terceiro game do set final, dando a impressão de que caminharia para a vitória, mas não conseguiu sustentar a vantagem. No fim do set, Bellucci perdeu o saque duas vezes consecutivas e acabou eliminado em casa.

Terra

Comentários