Nadal retorna aos títulos e supera Borg e Sampras

Enfim, Rafael Nadal voltou aos títulos. Quase oito meses depois de conquistar Roland Garros, o canhoto espanhol conseguiu morder mais um troféu sobre o saibro. Como era esperado, ele teve pouca dificuldade para superar o amigo argentino Juan Mónaco, anotou as parciais de 6/4 e 6/1, em 1h28, e voltará a ser o número 3 do ranking na lista desta segunda-feira.

Nadal, que ganhou de quatro adversários da casa na sua campanha em Buenos Aires, iguala assim a marca histórica do argentino Guillermo Vilas, também canhoto, ambos agora com 46 conquistas na carreira sobre a quadra de saibro. No geral, Rafa atingiu o 65º título da carreira, agora a quinta maior coleção da Era Profissional, superando Pete Sampras e Bjorn Borg.

Desde o sucesso em Paris do ano passado, Nadal só teve dissabores. Perdeu nas oitavas de Wimbledon e parou até setembro para tratar do punho. Daí parou nas quartas de Pequim e na estreia de Xangai, quando informou estar com apendicite. Perdeu nas quartas da Basileia e aí sofreu cirurgia. Retornou em Doha, mas parou no 127º do ranking. Evoluiu e atingiu as quartas da Austrália e semi no Rio, mas em ambos foi superado por antigos fregueses (Tomas Berdych e Fabio Fognini).

Em Buenos Aires, Rafa não foi brilhante ao longo da semana, mas não cedeu sets à sucesso de argentinos que enfrentou: Facundo Arguello, Federico Delbonis e Carlos Berlocq, nenhum deles sequer figurando entre os 50 primeiros do ranking. O próprio Mónaco, ex-top 10, hoje está apenas no 60º.

A final de domingo foi tumultuada pelo mau tempo. Começou com duas horas de atraso, devido ao tempo instável que prejudicou a partida de duplas que abriu a programação e forçou Rafa e Mónaco a voltarem ao vestiário quando ainda se aqueciam da primeira vez. Ao voltarem, jogaram apenas dois games, já que eram claros os problemas no piso. Houve nova paralisação longa para que a quadra fosse assentada.

Enfim, o piso mais pesado favoreceu o estilo mais consistente do espanhol, que controlou muito bem o duelo de fundo de quadra e aproveitou a chance de quebra no sétimo game para concluir o set com dois serviços tranquilos.

UOL Esporte

Comentários