Firme no saque, Federer bate algoz de Bellucci e leva o título em Istambul

(Foto: Reuters)














Aos 33 anos, Roger Federer segue mostrando o motivo de ser um dos maiores tenistas da história. Neste domingo (3), o suíço, número 2 do ranking da ATP, venceu Pablo Cuevas por 2 sets a 0, parciais de 6-3 e 7-6, em 1h36 de partida, e conquistou o título do ATP de Istambul, o 85º de sua carreira.

Com o título na primeira edição do torneio da Turquia, Federer alcançou a incrível marca de conquistar em 19 países diferentes. O suíço também voltou a conquistar um torneio no saibro, algo que não acontecia há três anos.

Depois da vitória, o suíço falou sobre o longo tie-break do segundo set, que terminou em vitória dele por 13 a 11. "Tie-break foi louco. Me senti azarado, depois com sorte, depois azarado de novo".

Cuevas havia sido o responsável pela eliminação de Bellucci nas quartas de final do torneio turco.

O jogo

Diferentemente da semifinal contra Diego Schwartzman, Federer não teve dificuldades no primeiro set. Muito pelo contrário: logo no segundo game, o suíço conseguiu quebrar o serviço de Pablo Cuevas. Firme em seu saque, o número 2 do mundo teve tranquilidade para fechar a parcial em 6 a 3.

No segundo set, Cuevas chegou a ser pressionado logo no primeiro game, mas teve frieza para conseguir confirmar seu serviço. O uruguaio voltou a ficar em situação perigosa no quinto game, quando Federer conseguiu dois breakpoints. Com um saque firme, no entanto, Cuevas conseguiu a virada e fechou o game.

Na vez seguinte em que voltou ao saque, Cuevas não teve o mesmo sucesso das duas outras vezes. Com muita tranquilidade, Federer conseguiu três breakpoints e conquistou a primeira quebra do segundo set.

Com uma quebra de vantagem, era normal imaginar que Federer, que confirmara todos seus saques até então, não teria dificuldades para fechar a partida. Mas não foi o que aconteceu. Logo na sequência, Pablo Cuevas devolveu a quebra de serviço e empatou a segunda parcial em 4 a 4.

A primeira quebra na partida não abateu Federer. Logo na sequência, ele pressionou mais uma vez o saque de Cuevas e parecia que conseguiria mais uma quebra. Só que o uruguaio, no entanto, conseguiu sair de uma situação desconfortável de 0-40 e confirmou seu serviço.

Depois das duas quebras consecutivas, os dois jogadores conseguiram confirmar seus serviços até o tie-break. No game desempate, o equilíbrio permaneceu e o suíço desperdiçou quatro match points. Já Cuevas teve três chances de vencer o set, mas também não teve êxito. No fim das contas, Federer conseguiu fazer 13 a 11 e fechou o set em 7 a 6.

UOL Esporte

Comentários