Resumo da rodada: Cai o último invicto, Seattle vence mais uma e brasileiro marca no Kansas

Não foi uma rodada de muitos gols na MLS. Apenas uma goleada e foi justamente no clássico do Texas, com o Dallas atropelando o Houston.

Outro destaque da rodada foi a queda da invencibilidade do New York Red Bulls diante do New England Revolution, que segue sua ótima campanha de líder da Eastern Conference. Foram sete jogos sem perder para o ex-time de Thierry Henry.

Três times mostraram força na rodada. O DC United, que bateu o Columbus Crew com boa atuação de Espindola, o Toronto FC que venceu mais uma com gol de Giovinco e o Seattle Sounders, que vai recuperando o bom futebol e teve sua dupla de ataque Dempsey e Martins novamente em destaque.

O gol brasileiro da rodada ficou por conta de Paulinho Nagamura, que saiu do banco para decretar o triunfo do Sporting Kansas City sobre o Chicago Fire.

Confira o resumo da rodada na nona semana da Major League Soccer:

HOUSTON DYNAMO 1 x 4 DALLAS FC
No derby do Texas, venceu quem tem melhor campanha. O Dallas segurou a ponta da Western Conference com um impiedosa goleada sobre os laranjas de Houston. O meia argentino Mauro Diaz teve atuação de gala, com um golaço e muita movimentação. A equipe realmente dá mostras que vai habitar a parte de cima da tabela durante toda a temporada. Fabián Castillo novamente foi bem. Pelo Dynamo destaque para o atacante jamaicano Gilles Barnes, que marcou mais um de falta, o seu quinto gol no campeonato. A derrota derrubou o Houston da zona de classificação.

Brasileiros na partida:
Michel (lat esq) - DAL - ficou no banco e não entrou

REAL SALT LAKE 1 x 1 SAN JOSE EARTHQUAKES
Duas equipes com qualidade técnica discutível, e o jogo não foi muito além disso. Para variar, Chris Wondolowsky marcou o gol dos californianos. É, com sobras, o melhor jogador da equipe. Apesar de ter o domínio de quase todo o jogo, o gol de empate do RSL veio só na metade da etapa final e com um gol contra do zagueiro Bernardez. O time de Utah faz uma temporada pouco convincente, fora da zona dos playoffs. Já os Earthquakes fazem mais do que deles se esperava e estaria classificado caso a temporada acabasse hoje.

Brasileiros na partida:
nenhum

TORONTO FC 1 x 0 PHILADELPHIA UNION
Mais uma partida vitoriosa da ótima equipe canadense, que dá mostras de recuperação definitiva na competição. O Toronto entra na zona dos playoffs com excelente atuação da "pulga atômica" Giovinco. O italiano marcou, de falta, o gol da vitória, e ainda finalizou outras 3 vezes contra a meta de John McCarthy. Michael Bradley controlou o meio-campo. Já o Phila segue com sua sina de derrotas. Chegou a ter boas oportunidades na etapa inicial, mas o venezuelano Fernando Aristeguieta não estava numa tarde insipirada. Segurem o Toronto!

Brasileiros na partida:
Jackson (meia) - TOR - 71 minutos em campo, 1 falta sofrida e 1 falta cometida.

DC UNITED 2 x 0 COLUMBUS CREW
O time da capital federal tem o melhor aproveitamento de pontos da liga. Agora são 5 vitórias em 8 jogos. O duelo contra o Columbus Crew foi de muitas chances, ótimo jogo. O argentino Fabián Espindola foi o nome do jogo. Marcou o primeiro em um excelente contra-ataque e deu assistência para o segundo gol. A dupla Federico Higuain e Kei Kamara bem que tentou recolocar os Crews no jogo, mas não deu certo. Mais uma vitória do bom time do DC United. O Columbus segue com boa campanha, na zona dos playoffs na Eastern Conference.

Brasileiros na partida:
nenhum

NEW ENGLAND REVOLUTION 2 x 1 NEW YORK RED BULLS
Caiu o último invicto do campeonato. Os Red Bulls enfrentaram o arrumado time dos Revs e conheceram a primeira derrota do campeonato. Charlie Davies marcou o primeiro de cabeça e o meia Bunbury marcou o segundo. Mais uma vez Jermaine Jones atuou na zaga. O time de NY começou com o artilheiro Brad Wright Phillips no banco e só marcou na etapa final com Sacha Kljestan, que faz ótima temporada. A vitória garantiu a melhor campanha da temporada para o NE e a derrota não tirou o NYR da zona dos playoffs. Foi o melhor jogo da rodada.

Brasileiros na partida:
Felipe Martins (meia) - NYR - 90 minutos jogados, 2 chutes a gol e 5 faltas sofridas

LA GALAXY 1 x 1 COLORADO RAPIDS
Tropeço feio dos atuais campeões jogando em casa. Mais uma vez o time de LA não jogou bem. Saiu atrás no começo com gol do panamenho Gabriel Torres. O empate veio só na etapa final, com o centroavante Alan Gordon, que saiu do banco. O brasileiro Leonardo foi uma novidade de LA na zaga titular. Quem ganhou mais uma chance e até que se saiu bem foi o jovem atacante Bradford Jamieson, de apenas 18 anos. Juninho ficou no banco dessa vez. O Galaxy segue entre os classificados, mas ainda não emplacou. Já o Colorado, que não terá Marcelo Sarvas por até 6 semanas devido a uma artroscopia, segura a lanterna da Western Conference.

Brasileiros na partida:
Leonardo (zagueiro) - LA - 90 minutos jogados e 3 faltas cometidas.
Juninho (volante) - LA - 32 minutos jogados.

PORTLAND TIMBERS 0 x 0 VANCOUVER WHITECAPS
O empate foi muito interessante para o Vancouver, que foi sufocado o jogo todo pelo time verde de Portland. Os Timbers tiveram inúmeras chances para marcar, inclusive um penalti. O liberiano Nagbe cobrou na trave a penalidade que teve no primeiro tempo. Na etapa final, o argentino Diego Valeri, astro dos Timbers, fez sua estreia na temporada depois de recuperar de lesão. Os canadenses parecem ter uma queda de rendimento depois de primeiros jogos espetaculares na liga. O Portland briga para entrar na zona dos playoffs, enquanto os Whitecaps se mantém lá.

Brasileiros em campo:
Jeanderson (lat esq) - POR - ficou no banco e não entrou

SPORTING KANSAS CITY 1 x 0 CHICAGO FIRE
Foi um brasileiro que deu a vitória para o Sporting Kansas City. O volante Paulinho Nagamura, experiente na MLS, usou a cabeça para marcar o único gol da partida, que teve o time da casa pressionando durante boa parte do jogo. Ainda assim, faltou inspiração dos principais jogadores da equipe para facilitar a tarefa contra um Chicago Fire de qualidade questionável. O meia carioca Benny Feilhaber, líder de assistências da temporada, esteve escondido durante quase toda a partida. As duas equipes seguem na zona de classificação nas respectivas conferências. O Chiacago segue acima das expectativas, enquanto o SKC poderia jogar um pouquinho mais.

Brasileiros em campo:
Benny Feilhaber (meia) - SKC - 90 minutos jogados, 2 chutes no gol, 1 falta cometida e 2 faltas recebidas.
Paulinho Nagamura (volante) - SKC - 25 minutos jogados, 1 chute a gol, 1 falta cometida, 1 cartão amarelo e 1 gol marcado.
Adaílton (zagueiro) - CHI - 90 minutos jogados, 5 faltas cometidas e 1 cartão amarelo.
Guly do Prado (atacante) - CHI - 72 minutos jogados, 2 chutes a gol, 4 impedimentos, 1 falta cometida e 1 falta sofrida.

NEW YORK CITY 1 x 3 SEATTLE SOUNDERS
E lá vem os Sounders encorpando na temporada. Se antes a equipe vencia jogando o suficiente, em New York o time arrebentou. Teve novamente o destaque na sua dupla de ataque, com o nigeriano Obafemi Martins marcando dois gols e assumindo a artilharia do torneio, com 6. Clint Dempsey marcou o seu também. O time verde, que teve a melhor campanha regular de 2014, já tem 4 vitória em 8 jogos. Aos poucos vai subindo e já está em terceiro na Western Conference. Já o NYC realmente não se encontra. Segue com 6 pontos em 9 jogos e fora da zona de classificação.

Brasileiros em campo:
nenhum

MÉDIA DE GOLS DA RODADA: 2,22 por jogo (20 gols em 9 jogos)

O CAMINHO PARA OS PLAYOFFS

EASTERN
1 - New England Revolution
2 - DC United
3- New York Red Bulls
4- Columbus Crew
5 - Toronto FC
6 - Chicago Fire

WESTERN
1 - FC Dallas
2 - Vancouver Whitecaps
3- Seattle Sounders
4 - Los Angeles Galaxy
5 - Sporting Kansas City
6 - San Jose Earthquakes

ARTILHEIRO DA LIGA: Obafemi Martins (Nigeria) - Seattle Sounders - 6 gols
Craques da rodada: Mauro Diaz (DAL) e Obafemi Martins (SEA)

ESPN

Comentários