Brasil leva mais 2 ouros no tiro, e militar sobe ao pódio sem continência

(Foto: Bruno Doro/UOL)















O Brasil conquistou dois ouros no tiro esportivo nesta sexta no Pan-Americano de Toronto. Julio Almeida venceu a disputa na pistola 50m, enquanto Cassio Rippel completou o dia perfeito do país na modalidade ao conquistar o primeiro lugar na carabina deitado 50m.

Piloto da Força Aérea Brasileira, o tenente-coronel Julio Almeida tem 45 anos e longa experiência em Pan-Americano (bronze na pistola 50m e na pistola de ar 10m em Guadalajara-2011 e vice-campeão na pistola de ar 10 m no Rio-2007). Mas apesar de ter carreira militar, não prestou continência no pódio desta tarde.

"Não vejo problema em prestar continência. Mas não vejo obrigação também. O regulamento prevê que só se presta continência fardado. E uniforme civil não é fardado", explicou Julio, sem, no entanto, criticar o comportamento dos demais atletas.
 
"Mas não também não está errado. Alguns atletas aqui estão prestando. Eu não costumo prestar. Coloco a mão no coração. É uma coisa minha", comentou.
 
Julio Almeida abriu o dia de conquistas brasileiras com vitória na pistola 50m. Na final, ele atingiu o total de 189,1 pontos, com ampla vantagem sobre o cubano Jorge Grau (186,8) e sobre o peruano Marko Zevallos (165,9).
Na mesma prova, o também brasileiro Stenio Yamamoto não conseguiu repetir o desempenho mostrado na fase de classificação e ficou fora do pódio.

Yamamoto havia garantido a segunda melhor marca da etapa classificatória, com Julio Almeida na sexta posição. Sétimo colocado, o brasileiro lamentou a queda de rendimento na disputa por medalhas. "Eu acabei ficando nervoso na final. Não tem muita explicação", resumiu.

"Mudaram as regras. Agora, você faz uma qualificação, mas o que vale mesmo é a final, que é a prova de verdade. Então, se falhar na final, fica difícil", complementou Yamamoto.

Carabina deitado 50m

A outra prova do dia no tiro também foi brasileira. Cassio Rippel dominou as disputas na carabina deitado 50m na etapa de classificação e transferiu o desempenho perfeito para a final. Com o total de 207,7 pontos, ele conseguiu garantir o ouro. A prata ficou com o norte-americano Michael McPhail (205,5). O bronze foi conquistado pelo canadense Michel Dion (183,8).

O ouro de Rippel foi garantido com direito a vitória sobre McPhail, líder do ranking mundial. Bruno Heck, outro brasileiro na disputa, terminou na quinta posição.

"McPhail é número um do ranking. Ganhou as duas últimas etapas da Copa do Mundo. Eu fui 17º em uma e 5º em outra. Ele sabe o que está fazendo", lembrou Rippel, que comemorou a sua primeira medalha em Pan-Americano e, ao contrário de Julio Almeida, prestou continência no pódio.
"Meu objetivo era entrar focado. O bom do tiro é que sou eu contra eu mesmo. Entrei para fazer meu melhor.  Se esse melhor foi suficiente para ser campeão, melhor ainda", explicou.

Antes das duas conquistas desta sexta, o tiro esportivo nacional já havia sido ouro com Felipe Wu, no último domingo. O atleta de 23 anos foi o melhor na pistola de ar de 10 metros no Canadá.


UOL Esporte

Comentários