Brasil confirma resultado positivo em exame antidoping no Pan

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou na tarde desta quinta-feira (16) um resultado analítico adverso para o exame antidoping de Patrick Mendes (categoria até 105 kg), do levantamento de peso, nos Jogos Pan-Americanos, de Toronto.  

Mendes foi campeão americano de levantamento de peso nos anos de 2011 e 2012. Ele integrou recentemente a seleção brasileira da modalidade. Até 2013, morava e competia nos Estados Unidos, até ser descoberto pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso. Mendes, que chegou a ser conhecido como o "adolescente mais forte do mundo" era uma das apostas da entidade para alcançar melhores resultados em competições internacionais e chegar com maior representatividade nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. 

A confirmação do COB vem um dia depois de Mendes, atualmente com 25 anos, ter disputado a prova em Toronto. Ele já está fora do Canadá e voltou para os EUA, onde tem residência. O atleta foi pego com Dehidroclorometiltestosterona, um esteroide anabolizante. Ele está suspenso provisoriamente até o julgamento, onde poderá se defender. O resultado obtido no Canadá, que ficou em quarto, foi anulado. 

O chefe médico da delegação brasileira, Roberto Nahon, comentou o fato:  "Lamentamos o ocorrido e aguardamos o julgamento do atleta por parte das instâncias competentes antes que seja feito qualquer comentário precipitado. No entanto, o Comitê Olímpico do Brasil e a Missão Brasileira em Toronto reiteram a tolerância zero com o doping no esporte".

Esta não é a primeira vez que Mendes é flagrado em um exame antidoping. Em 2012, antes dos Jogos Olímpicos de Londres, ele foi suspenso por dois anos pela Agência Americana Antidoping (Usada) por usar uma substância para ganhar músculos.


O atleta é também proprietário de uma fábrica de suplementos alimentares voltados para atletas do levantamento de peso, chamada Come Back, que do inglês significa "Voltar" ou "Retornar". 

UOL Esporte

Comentários