Tiago Camilo vai à final do judô. Brasil luta por mais três bronzes

(Foto: UOL Esporte/Reprodução)














Tiago Camilo será o único brasileiro a lutar pelo título pan-americano no judô nesta segunda-feira (13) em Toronto. O veterano de 33 anos venceu o argentino Christian Schmidt na semifinal e fará a final contra o campeão mundial de 2013 Aisley Gonzalez, de Cuba. As finais do judô começam às 21h (de Brasília).

Duas vezes medalhista olímpico, Camilo busca seu terceiro título pan-americano seguido nos médios (90kg). Se conseguir, será o primeiro da história do judô brasileiro a conquistar o feito. Em sua estreia, já tinha batido, por ippon, o chileno Rafael Romo.

Os outros brasileiros terão de lutar pelo bronze. Victor Penalber foi a maior surpresa. Ex-número 1 do mundo e atualmente na sexta posição, ele foi surpreendido pelo jovem cubano Ivan Silva, número 40 do ranking mundial. Antes, o brasileiro tinha batido o mexicano Yousef Farah por ippon.

Portela (70kg) sofreu muito em suas duas lutas. Na semifinal, perdeu para a canadense Kelita Zupancic, número 4 do mundo. A brasileira chegou a ter um yuko de vantagem, mas não conseguiu segurar o placar. Sofreu um golpe e ainda foi imoblizada por dez segundos. Para chegar à semi a luta já tinha sido dura: ela perdia, por uma punição, para a venezuelana Elvismar Rodriguez até conseguir imobilizar a rival a 13 segundos do fim. A venezuelana bateu com oito segundos para o apito.

A paulista Mariana Silva (63kg) chegou com tranquilidade na semifinal, após bater a mexicana Andrea Gutierrez. Depois, foi derrotada pela canadense Stefanie Tremblay por imobilização e terá de lutar pelo bronze. Número 12 do mundo, Mariana era a melhor ranqueada de sua categoria no evento canadense.

O judô é o esporte que mais medalhas já deu para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto até agora, com seis pódios. A modalidade já rendeu dois ouros (Érika Miranda e Charles Chibana), uma prata (Felipe Kitadai) e dois bronzes (Rafaela Silva e Nathália Brígida), além da medalha de Camilo.

UOL Esporte

Comentários