T. Pereira é desclassificado, deixa ouro para brasileiro e adia recorde

(Foto: AFP PHOTO / JIM WATSON)















Em sua melhor prova, os 400m medley, Thiago Pereira confirmou o favoritismo, venceu na piscina e já comemorava o recorde de medalhas na história do Pan. O brasileiro, no entanto, foi desclassificado pela organização. Com isso, o ouro foi herdado por Brandonn Almeida, que surpreendeu e bateu o recorde mundial júnior da prova, conquistando a segunda medalha verde-amarela do dia - Joanna Maranhão levou o bronze nos 400m medley, também beneficiada por uma desqualificação.

Thiago Pereira disse ter ouvido da organização que cometeu um erro na virada do nado peito para o nado crawl (livre), que é o quarto estilo da prova. Em entrevista, ele se mostrou bastante contrariado com a decisão. 

"Foi o que alegaram [erro na virada de peito para crawl]. O Ricardo [Moura, chefe da delegação brasileira] está lá. É muito ridículo, não tem jeito. Ele pode alegar que está uma mão acima da outra. Não dá para virar com uma. Você faz isso há 15 anos na sua vida, não tem como errar", disse Thiago Pereira ao Sportv, explicando a situação sem jogar a toalha, já que a equipe brasileira recorreu.

"A virada mais provável de isso acontecer é de costas para peito, aí você tem de tomar cuidado. Essa é uma das viradas mais normais de acontecer [um erro], mas virada de uma mão.. Os EUA reverteram o revezamento ontem, já fizeram isso nas Olimpíadas de 2004, vamos ver se conseguimos reverter", disse Thiago Pereira, referindo-se ao protesto americano que manteve a prata do país no 4x200m livre. 

A avaliação da organização adiou a cerimônia de premiação. Como já havia ocorrido na última quarta, no caso do time de revezamento americano, a opção evita o constrangimento de um atleta ter de devolver a medalha caso a decisão seja revertida. Se for confirmado o ouro para Brandonn Almeida, no entanto, o jovem nadador terá ainda mais motivos para comemorar. 

Se vencesse a prova, Thiago Pereira chegaria a 22 medalhas em Pans, igualando o recorde do ginasta cubano Erick Lopez. A decisão dos juízes, no entanto, adiou o recorde para sexta, já que ele não cai mais na piscina nesta quinta - ele disputaria os 100m borboleta, mas desistiu para se poupar. 

UOL Esporte

Comentários