Mais do que pai piloto: mulheres da família Verstappen também aceleram

Que Max Verstappen, piloto mais jovem a estrear na história da Fórmula 1, é filho do ex-piloto Jos Verstappen, promessa dos anos 1990 mas que ficou marcado mais pelo temperamento forte do que pelos resultados, todo mundo sabe. Mas a relação do holandês com a velocidade não para por aí: sua mãe, Sophie Kumpen, foi uma conceituada kartista e sua irmã mais nova trilha pelo mesmo caminho.

Porém, mesmo com a velocidade presente no sangue de todos, nem tudo são flores entre os Verstappen. Longe disso. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, Max não escondeu que a relação complicada entre os pais trouxe reflexos em sua carreira.

"Ela sempre esteve do meu lado, me apoiando mas, basicamente, eu sempre fiz tudo junto do meu pai. Ele conhecia muito de kart e também tinha a experiência de ter sido piloto de Fórmula 1, por isso naturalmente foi ele quem me guiou", contou o piloto de 17 anos.

Jos e Sophie se divorciaram em 2008, quando Max tinha 11 anos, em meio a uma batalha judicial: a belga acusou o holandês de violência doméstica.

"Quando eu era mais novo, antes dos meus pais se divorciarem, sempre falávamos sobre corridas em casa", relembra. "Até agora quando vou andar de kart, ela vai ver, o que é legal. É bacana ter uma mãe que entende de automobilismo. Essa parte é bem legal. Às vezes falamos sobre corridas, mas geralmente é mais assunto de família, o que é bom também."

Sophie, que chegou a ser bicampeã belga de kart e a bater pilotos que chegaram à Fórmula 1, como Jarno Trulli, em competições europeias, abandonou as pistas após o casamento com Jos, em 1996. Max, portanto, nunca viu a mãe competindo. "Claro que eu não estava por perto quando ela estava pilotando, mas era legal ver as fotos. Sempre fomos uma família de corredores", diz, orgulhoso.

Tanto, que a irmã mais nova de Max também se animou e está dando seus primeiros passos no kart. Aos 15 anos, Victoria recentemente começou a levar a pilotagem a sério, ainda que seja muito cedo para pensar em uma carreira, como lembra o piloto da Toro Rosso.

"Honestamente, eu não sei [se ela quer seguir carreira e tentar chegar à F-1]. Ela só está começando agora no kart porque nunca tivemos tempo. Acho que ela começou um pouco tarde demais para se tornar uma piloto profissional. Só demos a chance agora e ela está curtindo muito, está melhorando cada vez mais. Tomara que ela consiga ir bem. Meu conselho é que primeiro ela tem de tentar ser boa no kart e depois veremos."

Verstappen se prepara para a décima etapa de sua temporada de estreia na Fórmula 1, que será realizada neste final de semana, na Hungria, com largada às 9h do domingo.

UOL Esporte

Comentários