Coritiba recebe clubes e se reúne pela volta da Sul-Minas; Fla e Flu mostram interesse

Rogério Bacellar, presidente do Coritiba, é um dos idealizadores do projeto
(Foto: GERALDO BUBNIAK/GAZETA PRESS)
















Mediante às mudanças necessárias para o futebol brasileiro, como a recém-aprovação da Medida Provisória do Futebol, clubes se reúnem nesta quinta-feira para o retorno de uma das maiores competições regionais do país. Dirigentes de seis times se encontraram em Curitiba para negociarem o retorno da Copa Sul-Minas, torneio disputado pela última vez no ano de 2002.

Coritiba, Atlético Paranaense, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Delfim Pádua Peixoto Filho, presidente da Federação Catarinense de Futebol, ganharam o apoio de duas forças do futebol nacional para viabilizarem a competição. Flamengo e Fluminense estiveram presentes na reunião e mostraram interesse em disputar o torneio, caso este retorne ao calendário nacional.

A proposta do grupo, que tem o Coritiba como o principal idealizador, corresponde à volta da Sul-Minas já para o ano de 2016. A ideia, no entanto, cresceu ainda mais pela adesão da dupla carioca, que também enviou representantes à reunião - Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Fla, e Carlos Eduardo Cardoso, vice-presidente jurídico do Flu, se incorporaram à reunião.

A Copa Sul-Minas surgiu como uma alternativa no calendário dos clubes da Região Sul e de Minas Gerais (Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG) durante o início dos anos 2000, quando os campeonatos regionais ditaram o início de temporada no futebol brasileiro. Em três edições realizadas os clubes mineiros terminaram vitoriosos.

A competição foi criada justamente pelos clubes das duas regiões demonstram insatisfação com as rendas da Copa Centro-Oeste - competição que o trio mineiro disputava - e a Copa Sul, que reunia gaúchos, catarinenses e paranaenses.

Diante da disparidade financeira em comparação ao Rio-São Paulo, principalmente, mineiros e membros da região sul do país criaram a Sul-Minas em 2000, com o aval da Confederação Brasileira de Futebol. No primeiro ano de disputa, o América-MG saiu vitorioso após bater o Cruzeiro na decisão.

O clube celeste derrubou o fracasso na decisão em grande estilo ao vencer o torneio em 2001 e 2002, superando Coritiba e Atlético Paranaense, respectivamente, nos dois anos. A partir de 2003, com a criação do Brasileiro de pontos corridos, a competição acabou extinta em função dos Estaduais.

ESPN

Comentários