Com Hugo Hoyama no comando, tênis de mesa feminino obtém prata inédita

(Foto: Danilo Verpa/Folhapress)















A seleção brasileira de tênis de mesa não conseguiu superar os Estados Unidos e suas duas chinesas e acabou sem a medalha de ouro no Pan de Toronto. Mas o resultado obtido pelo trio formado pela chinesa naturalizada brasileira Gui Lin, Caroline Kumahara e Ligia Silva foi além do esperado.

Pela primeira vez em oito edições de competições do tênis de mesa em Pans, o Brasil ficou com a prata no torneio por equipes para mulheres. Até então, os melhores resultados haviam sido dois bronzes, em Havana-1991 e Winnipeg-1999.

No comando da equipe está o terceiro maior medalhista do Brasil na história dos Jogos, Hugo Hoyama, que deixou a equipe masculina após a Olimpíada de Londres, em 2012.

"Estou muito triste por elas, porque queríamos o ouro. Mas o que fizemos foi legal. Perdemos por detalhes. Mas o mais importante foi a experiência que elas tiveram aqui. Nosso objetivo era chegar à final", avaliou Hoyama ao UOL Esporte.

A equipe dos Estados Unidos, que fez 3 a 0 na série em melhor de cinco da decisão, conta em seu time com duas atletas nascidas na China: Jiaqi Zheng e Yue Wu.

No primeiro jogo, Gui Lin até que começou bem, mas acabou superada por Zheng por 3 sets a 1 (7-11,11-9,11-6 e 11-8).

No segundo, Caroline Kumahara conseguiu uma grande raeação e chegou a ter o match-point sacando com 10 a 9 no quinto set. Mas também acabou derrotada. Sua algoz foi a chinesa Lilly Zhang, que fez 3 a 2 (11-3,7-11, 11-4, 5-11 e 12-10).

Nas duplas, Yuew Wu e Jiaqi Zheng ganharam por 3 a 0 (12-10, 11-6 e 11-8 ).

UOL Esporte

Comentários