Ecclestone contraria FIA e culpa trator por morte de Jules Bianchi

(Foto: Colombo/Autosprint)














O promotor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, apontou que o grande fator para a morte de Jules Bianchi, em consequência de um acidente sofrido no GP do Japão, disputado em outubro do ano passado, foi a colisão de sua Marussia com um trator. E salientou que isso jamais deveria ter ocorrido.

"O trator não deveria estar lá", disse à Rádio BBC. "Fizemos muito trabalho para nos certificar de que, se um carro escapa e bate em algo, que seja em barreiras de pneus e coisas do tipo. E então está ok. Bater naquela coisa... não faria diferença se fosse com um carro sedã... até se você batesse com um tanque teria problemas."

Em uma prova cercada de polêmica desde que a passagem de um tufão na região do circuito foi prevista pelos metereologistas, Bianchi escapou, sob forte chuva, no mesmo trecho da pista em que Adrian Sutil também havia perdido o controle do carro. O francês chocou-se com um trator que fazia remoção do carro do alemão. Após nove meses em estado vegetativo, devido a lesões cerebrais causadas pela forte desaceleração à qual foi submetido, o piloto morreu na última sexta-feira, aos 25 anos.

O dirigente, contudo, destacou a segurança da Fórmula 1 atual. "Se você pudesse escolher ter um acidente com qualquer coisa, seria com um carro de F-1, porque ele nunca esteve tão seguro. O que aconteceu com Jules foi muito, muito infeliz", afirmou.

"Claro que é perigoso. Eles fazem 20 corridas por ano e vemos quantos acidentes acontecem. Fazemos nosso melhor, ou sempre fizemos nosso melhor, para que o piloto esteja seguro."

A Federação Internacional de Automobilismo fez uma investigação sobre as causas do acidente e isentou os fiscais japoneses de responsabilidade, chegando à conclusão que o próprio Bianchi deveria ter diminuído mais a velocidade devido às bandeiras amarelas presentes no circuito.

Para Ecclestone, contudo, o acidente desperdiçou um grande talento e não deve se repetir. "É uma pena perder um cara tão talentoso e novo, uma pessoa tão boa. O que aconteceu foi trágico. Espero que ele seja lembrado como um piloto e uma pessoa, e não porque ele teve um acidente", completou o dirigente, que cuida dos direitos comerciais e não tem relação com a FIA.

O funeral de Bianchi está marcado para esta terça-feira, na cidade natal do piloto, Nice, na França. Sua família divulgou um comunicado de agradecimento pelo apoio. "Agradecemos aos colegas, amigos, fãs e todos que demonstraram sua afeição por Jules nestes últimos meses, o que nos deu muita força e nos ajudou a lidar com momentos tão difíceis. Jules lutou até o final, como sempre. A dor que sentimos é imensa e indescritível."

UOL Esporte

Comentários