Reformulação faz SP derrapar e Corinthians decolar a 20 dias do clássico

O encontro que já aconteceu três vezes em 2015 acontecerá novamente em 20 dias: em 9 de agosto São Paulo e Corinthians jogarão no Morumbi pelo primeiro turno do Brasileirão. No último mês, os rivais foram colocados frentes a obstáculos similares, mas reagiram de formas diferentes: perderam quatro jogadores em momento de problemas financeiros, mas um clube derrapou e o outro decolou.

O São Paulo contratou o técnico Juan Carlos Osorio, colombiano, no início de junho. O treinador estreou no dia 6 de junho, contra o Grêmio, chegou a colocar o clube na liderança do Brasileirão, mas viu a diretoria se desfazer dos zagueiros Paulo Miranda e Dória e dos volantes Denilson e Souza – três titulares. Em nove partidas com Osorio, foram quatro vitórias, dois empates e três derrotas, totalizando 52% de aproveitamento.

O Corinthians, por outro lado, acabou se beneficiando em campo de forma inesperada. O clube perdeu os atacantes Paolo Guerrero e Emerson Sheik para o Flamengo, e ainda vendeu o lateral esquerdo Fabio Santos e o meio-campista Petros. No mesmo espaço de nove jogos em que o São Paulo colheu 52% dos pontos que disputou, o Corinthians teve 81% de aproveitamento – foram sete vitórias, um empate e uma derrota em nove partidas.

Tais diferenças fazem com hoje o Corinthians seja vice-líder do Brasileirão, com 29 pontos, empatado em número de pontos com o Atlético-MG. Já o São Paulo, com 24 pontos após a última rodada, foi à sétima posição e se distanciou do grupo do topo.

Dentro dessas diferenças há também circunstâncias específicas. O São Paulo passa por um período de demonstrações públicas de nervosismo. No último domingo (19), o time viu Luis Fabiano e Ganso serem expulsos de campo e até Osorio foi expulso – mais uma vez. "Possivelmente há muita emoção, mais que controle. É algo que temos que melhorar, o controle emocional", falou Osorio, após o jogo. Antes disso, o próprio Ganso e Michel Bastos reclamaram publicamente ao serem substituídos e Centurión criticou pelo Twitter a decisão de ter sido colocado no banco de reservas.

O Corinthians, mesmo desfalcado e tendo de se reinventar, voltou a ter uma das marcas registradas por Tite no clube durante os últimos anos: é detentor atualmente da melhor defesa do país, com oito gols sofridos em 14 jogos – o São Paulo, por exemplo, sofreu 14. "Sistema defensivo não ganha campeonato. Não, não e não. Três nãos. Equilíbrio de equipe, organização ofensiva e defensiva, isso ganha campeonato", rebate Tite.

Coincidência ou não, tanto São Paulo como Corinthians, que perderam quatro jogadores de cada elenco nas últimas semanas, se reforçaram com um atacante cada um. E jogadores de características semelhantes: o São Paulo trouxe o colombiano Wilder Guisao, que realiza exames médicos nessa segunda-feira (20) para assinar contrato de empréstimo por um ano, por indicação de Juan Carlos Osorio, com quem trabalhou no Atlético Nacional, da Colômbia; o Corinthians contratou Rildo, atacante de velocidade que estava no Santos.

UOL Esporte

Comentários