Jogos Pan-Americanos definem dez vagas do pentatlo moderno no Rio 2016

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) confirmou oficialmente dez vagas - cinco para o feminino e cinco para o masculino - nos Jogos Olímpicos Rio 2016 pelos resultados dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015. Entre as mulheres, a classificação envolveu atletas de Brasil, México, Canadá, Guatemala e Cuba. Entre os homens os contemplados foram da Guatemala, México, Estados Unidos, Cuba e Argentina.

Toronto abria oportunidade de classificação de atletas na seguinte ordem para os Jogos da 31ª edição das Olimpíadas da Era Moderna: o primeiro colocado da Norceca (América do Norte, Central e Caribe), o primeiro colocado da América do Sul, e mais os três melhores colocados na competição que estivessem na sequência do pódio.

A brasileira Yane Marques já havia obtido sua classificação pela medalha de bronze no Campeonato Mundial de Berlim, mas ganhou a disputa no Canadá, tomando para si a vaga continental sul-americana. O lugar anteriormente ocupado pela atleta por sua atuação na Alemanha será preenchido pela britânica Samantha Murray (5ª colocada no Campeonato Mundial).

Atrás da brasileira em Toronto vieram as mexicanas Tamara Vega e Mayan Oliver, prata e bronze, respectivamente, nos Jogos Pan-Americanos. Como o pentatlo moderno nos Jogos Pan-Americanos classifica apenas um atleta por país para o Rio 2016, Tamara foi contemplada com um lugar nos Jogos pela Norceca. As outras vagas foram para Donna Vakalis, do Canadá, Isabel Brand, da Guatemala, e Leydi Laura Moya, de Cuba.

O masculino adota o mesmo sistema de classificação do feminino. A vaga da Norceca ficou para o guatemalteco Charles Fernandez, campeão pan-americano em Toronto. A do melhor atleta da América do Sul ficou para o argentino Emmanuel Zapata, quinto lugar em Toronto. Ismael Hernandez, do México, prata na disputa canadense, ficou com uma das outras três vagas, assim como o norte-americano Nathan Schrimsher, bronze, e o cubano Jose Figueroa, quarto colocado no Pan.

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem irão enviar aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.

Site Rio 2016

Comentários