Rúgbi do Brasil tem oito décadas de história e ainda há muito a se contar

(Foto: Ludens/USP)


Sábado passado a seleção brasileira masculina de rúgbi jogou em Blumenau contra a Alemanha. Na próxima sexta voltará a enfrentar os alemães em jogo histórico no Pacaembu. No entanto, sabem vocês que a nossa seleção possui mais de oito décadas de história?

História esta que começou em 1 de Agosto de 1932. Ao todo os Tupis jogaram contra 15 seleções, alguns combinados nacionais, seleções regionais e vários clubes. 148 jogos no total, 56 vitórias, 2 empates e 90 derrotas. O Brasil nunca foi derrotado pelo Peru (9 vitórias), pela Colômbia (8 vitórias), México (2 vitórias), Costa Rica (1 vitória) e Emirados Árabes Unidos (1 vitória).

Por outro lado, nunca venceu a Argentina (13 derrotas), França, Hong Kong e Quênia (1 derrota contra cada um). Já contra o Paraguai, Venezuela e Trinidad e Tobago, o Brasil venceu mais do que perdeu. Entretanto, quando os adversários são Uruguai e Chile, foram mais derrotas do que vitórias. Em mais de oitenta anos, os Tupis apenas nunca jogaram contra seleções da Oceania.

A pesquisa foi conduzida pelo LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas da USP), com a ajuda de Manuel Cabral (portal “Mão de Mestre”) e especialmente de Jean Rheims, viúva de Bill Rheims, ex-presidente da antiga ABR (Associação Brasileira de Rugby), que cuidou da atualização de todas as atividades das seleções nacionais enquanto vivo.

Mesmo com atividades desde os anos 30 do século XX, o primeiro organismo regulador do rúgbi nacional, a URB (União de Rúgbi do Brasil), foi fundada em 6 de Outubro de 1963. Em 1972, deu lugar à Associação Brasileira de Rugby, que durou até 2010 com o estabelecimento da Confederação Brasileira de Rugby.

Uma linda história que há muito ainda para se contar e a nossa obrigação de preservar.

UOL Esporte

Comentários