Brasileiro adiou planos de virar dentista para ir à Olimpíada. E deu certo

(Foto: Reprodução/Instagram)


Trabalhar como dentista e ter uma clínica própria ou se dedicar exclusivamente à ginástica de trampolim para tentar a classificação para a Olimpíada do Rio?

Foi com este dilema que o Rafael Andrade teve de lidar há dois anos, quando terminou a sua especialização na faculdade de Odontologia. Resolveu arriscar e ir pelo caminho mais incerto e no qual teria de desbancar o dono de 16 títulos nacionais. A aposta deu certo. Na última semana, no Mundial da Dinamarca, o goiano de 29 anos garantiu sua vaga para os Jogos de 2016 ao ter o melhor desempenho entre os seis atletas brasileiros (homens e mulheres) que participaram da competição. Foi 36º.

No ano que vem, se tornará o primeiro atleta do país na história da Olimpíada a competir na modalidade, introduzida no programa olímpico em Sydney-2000. Em 2011, no Pan de Guadalajara (MEX), Andrade já havia sido o primeiro e até hoje único ginasta brasileiro a ganhar uma medalha no trampolim.  Na ocasião, ficou com a prata.

"Entre 2008 e 2013, eu conciliei os estudos com os treinos. Mas quando acabei a especialização em dentística (odontologia estética) e vi que tinha chances de ir para a Olimpíada, decidi focar apenas nos treinos. Tenho a minha vida toda para me dedicar à profissão de dentista e abrir uma clínica. Este continua sendo meu objetivo. Mas a minha carreira de atleta é muito mais curta. Não teria outra chance de ir a uma Olimpíada, mesmo porque não devo seguir no esporte até os Jogos de 2020", disse Andrade ao UOL Esporte.

E em busca do sonho olímpico abriu não de viver no Brasil e foi para a Europa no fim de 2013. Passou um tempo na Alemanha e atualmente mora na cidade de Bournemouth, na Inglaterra. Ficará por lá até às vésperas da Olimpíada fazendo a sua preparação.

"A Inglaterra é um país muito forte no trampolim, mas vim parar aqui meio que por acaso. Eu queria seguir na Alemanha mas o ginásio onde eu treinei um tempo não tinha espaço para mais ginastas. Então escrevi um e mail para a chefe da equipe britânica e ela me indicou este ginásio onde treino atualmente. Vim aqui e gostei bastante", contou Rafael, que recebe Bolsa Atleta do Governo Federal e ajuda de custo da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por fazer parte da seleção.

"Mas quem ajuda com a maior parte dos gastos é mesmo o meu pai. Aqui não trabalho. Meu foco é todo na ginástica", disse.

Andrade sabe que ganhar uma medalha no Rio é uma missão impossível, mas espera conseguir um grande resultado atuando em frente aos torcedores brasileiros.

"Já tive a oportunidade de fazer uma competição grande no país que foi o Pan do Rio, em 2007. Já consigo imaginar como serão as coisas  de competir com um ginásio todo ao meu favor. Sei que tem pressão e expectativa, mas não deixarei isso me prejudicar", afirmou o atleta que não conseguiu a classificação para participar do Pan de Toronto(CAN) em julho deste ano.

"Este ano o meu foco era todo o Mundial para estar na Olimpíada. Muitos me tinham como azarão, mas posso dizer que pelo que já fiz sou um dos principais atletas do trampolim do país", concluiu.

UOL Esporte

Comentários