Adversários de Barça e River no Mundial serão definidos neste domingo

Os duelos entre América e Guangzhou Evergrande, e Sanfrecce Hiroshima e TP Mazembe definirão neste domingo os rivais de Barcelona e River Plate, respectivamente, nas semifinais do Campeonato Mundial de Clubes da Fifa.

O primeiro dos confrontos no Estádio Nagai, em Osaka, acontecerá às 5h (horário de Brasília), envolvendo o campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, e o dono do título da Liga dos Campeões Asiáticos, que é treinado por Luiz Felipe Scolari.

O time chinês, não apenas tem um comandante brasileiro, mas é o participante com mais atletas do país nesta competição, com o volante Paulinho, ex-Corinthians, o meia-atacante Ricardo Goulart, ex-Cruzeiro, os atacantes Robinho, ex-Santos, Elkeson, ex-Botafogo e Alan, ex-Fluminense.

Esta é a segunda vez que o Guangzhou disputa o Mundial, e na primeira, em 2013, a equipe conseguiu bater o egípcio Al-Ahly e avançar às semifinais, quando perdeu para o Bayern de Munique por 3 a 0.

O América também vai para a segunda participação, também tendo passado das quartas, em 2006, superando o sul-coreano Jeonbuk, para cair na sequência diante do Barcelona por 4 a 0.

A principal aposta do time mexicano na disputa é o atacante Oribe Peralta, autor dos dois gols da vitória sobre o Brasil na final dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Outro destaque é o capitão e meia argentino Rubens Sambueza, que passou pelo Flamengo em 2008.

A equipe que vencer o duelo terá pela frente, nada menos que o Barcelona, campeão da Liga dos Campeões da Europa. A partida contra Lionel Messi e companhia, na semifinal será disputada na próxima quinta-feira, em Yokohama.

Pouco depois que América e Guangzhou definirem os destinos, será a vez do campeão do país sede do torneio, o Sanfrecce Hiroshima pegar o TP Mazembe, da República Democrática do Congo, responsável por uma das maiores zebras da história do Mundial.

O time japonês, que conta com o atacante Douglas, ex-Madureira e Figueirense, é o único dos quadrifinalistas que já entrou em campo, superando o Auckland City, da Nova Zelândia por 2 a 0, na fase preliminar.

Na estreia, quinta-feira, o técnico Hajime Moriyasu sofreu duro golpe, perdendo os meias Gakuto Notsuda, Kosei Shibasaki e Kohei Shimizu, todos por lesão. O trio dificilmente terá condições de entrar em campo neste domingo.

O Sanfrecce Hiroshima é mais um que vai para a segunda participação no campeonato. Na primeira, em 2012, o time foi eliminado pelo Al-Ahly, do Egito, que acabaria caindo na sequência para o futuro campeão Corinthians.

O TP Mazembe, por sua vez, volta depois de cinco anos, justamente após ter conquistado o vice-campeonato, perdendo para a Inter de Milão, posteriormente a ter eliminado o Internacional, com histórica vitória por 2 a 0, com gols de Mulota Kabangu e Dioko Kaluyituka, que já não estão no clube.

O time congolês é uma das maiores exceções deste Mundial, já que só conta com seis jogadores nascidos no país. O Barcelona, segundo colocado em número de estrangeiros, tem 11 espanhóis no elenco, por exemplo.

O grande destaque do Mazembe - ou pelo menos o jogador mais folclórico - segue sendo o goleiro Robert Kidiaba, titular na campanha de 2010, que também participou da primeira aparição do clube na competição, em 2009, em que uma derrota para Pohang Steelers, da Coreia do Sul, selou a eliminação logo nas quartas.

A equipe que vencer o confronto terá pela frente, o campeão da Libertadores, River Plate. O jogo da semifinal acontecerá na quarta-feira, também no Estádio Internacional de Yokohama, palco da final da competição, no dia 20 de dezembro. 

UOL Esporte

Comentários