Novo presidente do Atlético-PR detona CBF e pede fim de 'coisas de penitenciária'



O novo presidente do Atlético-PR, Luiz Sallim Emed, bateu forte na CBF. Empossado na última segunda-feira no lugar do aliado Mário Celso Petraglia (que agora preside apenas o Conselho Deliberativo), o cartola concedeu entrevista ao "Bate Bola Bom Dia", da ESPN Brasil, e disparou diversas críticas contra a entidade, que será alvo do protesto #OcupaCBF, organizado pelo "Bom Senso FC", nesta terça-feira, no Rio.

"Estou envergonhado, triste, de ficar assistindo a esse tipo de coisa (corrupção na CBF). Temos que reagir, imprensa, sociedade, 'Bom Senso'. Precisamos realmente que aquela casa seja uma casa de futebol, não de investigação", afirmou Emed, que pediu a denúncia de Marco Polo Del Nero, atualmente presidente licenciado da entidade.

"Há indícios fortíssimos de irregularidades e desvios. As pessoas estão sendo acusadas, e há indícios fortes de que houve roubo de verdade. Eles (dirigentes da CBF) ficaram tanto tempo e ainda tentam se segurar, mas não podem mais, não podemos aceitar esse tipo de coisa. Esse presidente tem que sair, para o bem do futebol", detonou.

Emed também garantiu a participação do Atlético-PR na Liga Sul-Minas-Rio, e afirmou que o torneio, organizado de maneira independente da CBF, é uma ideia que deve ser seguida por outros clubes do Brasil.

"A Sul-Minas-Rio é o caminho que todos temos que fazer. As dificuldades que aconteceram sempre foram por causa da CBF, não podem acontecer mais. Como é que alguém que não tem capacidade de honestidade pode interferir nos destinos do futebol brasileiro?", questinou.

"Futebol tem que ser alegria, emoção, e não coisas de penitenciária", finalizou.

A equipe rubro-negra estreia na Primeira Liga no dia 27 de janeiro, fora de casa, contra o Fluminense. Já a primeira partida do Campeonato Paranaense será dois dias depois, contra o Operário, novamente longe da Arena da Baixada.

Confira outros trechos de Emed no "Bate Bola Bom Dia":

"Fantoche" de Petraglia?

"Eu, como presidente do Conselho Administrativo, vou implantar meu jeito, minha forma de fazer as coisas. Recebi o bastão do Petraglia, agora é meu jeito e minha forma de fazer."

Dinheiro agora é todo do futebol?

"O projeto (da Arena da Baixada) foi idealizado em 1995 e finalmente chegou ao fim, com a construção da arena da Copa. Hoje, felizmente, isso terminou, e agora todas as receitas vão ser aplicadas no futebol, tudo dentro da lei, que é 80%. Pela grandeza do projeto do Atlético, precisamos fazer um time campeão dentro de campo, porque fora já é um clube campeão. Todo atleticano é campeão, pela transformação que o presidente Petraglia conseguiu fazer."

Walter fica?

"A negociação é mais complexa, porque ele é do Porto. O mais importante é que o Walter quer ficar. Ele se identificou com a torcida, e a torcida com ele. Nós temos interesse que ele permaneça, foi muito bem. As negociações estão avançadas, e estou certo que vai continuar conosco. O torcedor atleticano pode ficar tranquilo, porque um talento desses tem que ficar conosco."

Reservas no Estadual?

"Nosso time já é sub-23, os jogadores são jovens, com média de idade reduzida. No próximo ano, o time titular vai participar do Paranaense e simultaneamente da Sul-Minas-Rio. Esse é nosso objetivo, para que a gente consiga trazer precocemente algum tipo de título. O Atlético-PR vai entrar para ser campeão dos dois torneios, porque há esse desejo, essa ansiedade do torcedor, inclusive minha, para poder vestir a faixa de campeão."

Cristovão terá continuidade?

"Totalmente. O Cristovão nos ajudou muito no final do Brasileiro, tem um perfil importante, é agregador, uma pessoa que estuda, que consegue liderar muito bem o grupo de jogadores. Os atletas têm empatia e um relacionamento muito bom com ele. Ele vai continuar, nosso objetivo é a permanência por bastante tempo, é propósito e compromisso. [...] Não podemos mais ter essa coisa da instabilidade, de ficar trocando de técnico como se troca de camisa, não é assim. O objetivo e o planejamento é ele continuar conosco por bastante tempo."

ESPN

Comentários