Campeão olímpico da vela detona Baía de Guanabara: "a água é perigosa"

(Foto: Mark Dadswell/Getty Images)


O velejador campeão olímpico Dorian Rijsselberghe, não aprovou a qualidade da água da Baía de Guanabara, faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos do Rio. O holandês criticou a poluição e ainda ressaltou que "Ninguém fez nada. Todos os alarmes tocaram, mas nada mudou".

O velejador publicou um texto em seu blog falando da qualidade da água que encontrou em evento-teste no Rio de Janeiro. Dorian relatou a quantidade de lixo e plástico na baía, além do cheio de esgoto, alertando que o contato com poucas gotas d'água podem deixar a pessoa doente. 

"Ninguém fez nada. Todos os alarmes tocaram, mas nada mudou e nós estamos a poucos meses da Olimpíada. Recentemente eu treinei na Baía de Guanabara e só vi uma vez o barco de limpeza. Frequentemente eu tinha plástico na minha embarcação. Meu colega de treinamento teve o mesmo problema treze vezes na corrida", comentou o velejador.

Leia o texto completo do campeão olímpico em Londres-2012:

"Eu sou um esportista. Eu não sou um mágico que pode resolver a poluição da água na Baía de Guanabara. A água é imunda e perigosa e ninguém sente que isso é importante o suficiente para mudar.

A pesquisa indica que apenas algumas gotas dessa água podem te deixar muito doente. Muitas vezes as autoridades, do governo local e do Comitê Olímpico, disseram que resolveriam o problema.

Alarmes

Ninguém fez nada. Todos os alarmes tocaram, mas nada mudou e nós estamos a poucos meses da Olimpíada. Recentemente eu treinei na Baía de Guanabara e só vi uma vez o barco de limpeza. Frequentemente eu tinha plástico na minha embarcação. Meu colega de treinamento teve o mesmo problema treze vezes na corrida.

Temos que navegar de volta durante a corrida para conseguir sair deste detritos flutuantes de nossas pranchas de surf. Como pode ser isso durante os Jogos? Windsurfistas e velejadores que navegam de volta a vencer uma corrida. Isto é o que vai acontecer se ninguém está disposto a tomar medidas drásticas para mudar esta poluição contínua das águas locais.

Guanabara contém tantos sacos de plástico que as compras de Natal mundial podem juntar Em suma, a água é nojenta e perigosa.

Esgoto

Um membro de nossa equipe técnica quase vomitou quando ele partiu do Porto Olímpico. Esgoto puro. Os atletas não falam sobre isso. Se eu não falar sobre essa poluição, não será problema meu. Isso é o que a maioria das pessoas pensam dos outros atletas. Eles devem se concentrar no trabalho que temos pela frente, como um atleta. Eles não estão lá para resolver os problemas ambientais do mundo.

Mas esses atletas são todos os envolvidos e está muito preocupados.

Por exemplo, assim é. E isso é triste. A humanidade não pode mesmo apenas a limpeza da baía, muito menos remover a "sopa" de plástico de todos os nossos oceanos. Nós temos que salvar o nosso meio ambiente e transmitir aos nossos filhos. A sua capacidade de desfrutar a Mãe Terra depende do que fazemos agora.

Plástico

Se não podemos resolver um problema como este, o que isso diz sobre nós? Que não podemos obter um mundo mais limpo? Estou contente por ter vencido na semana passada. Talvez eu ganhei porque eu tive a menor quantidade de lixo na minha embarcação. Olhando para trás em uma vitória na sopa de plástico não me dá alegria.

Nem um pouco!

Sem ambientalista. Nós corremos no Rio porque somos atletas. Isso é o que nós fazemos. Outros devem agora levantar-se e assumir a responsabilidade pela água repugnante e perigosa. E todos nós devemos começar a reciclar plástico".

UOL Esporte

Comentários