Leonardo de Deus faz primeiro índice da natação brasileira para a Rio-2016

(Foto: Danilo Borges/Divulgação)


Leonardo de Deus, 24, é o primeiro nadador brasileiro com índice suficiente para representar o país nos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Ele obteve a marca na manhã desta quarta-feira (16), em Palhoça (SC), ao vencer os 200m costas com 1min57s43.

O Brasil tem direito a inscrever até dois atletas por prova dos Jogos. Portanto, a obtenção do índice não significa classificação automática – se três ou mais nadadores conseguirem a marca, apenas os donos dos melhores tempos disputarão as Olimpíadas.

"Queria nadar na casa de 1min56s, mas acho que 1min57s baixo já me garante no ano que vem", avaliou Leonardo de Deus depois da prova desta quarta-feira. "Chegar à última competição e fazer o melhor tempo do ano foi muito satisfatório", completou.

Leonardo de Deus ainda nadará os 200m borboleta e os 200m livre na seletiva olímpica da natação brasileira. A despeito de a competição também servir como Campeonato Brasileiro sênior, ele foi dispensado das provas de revezamento.

"Eu estou aqui por um objetivo, que é pegar os índices. Num momento pré-Olimpíada, o importante é você visualizar o que é mais relevante. O Campeonato Brasileiro sênior e o Open não são mais importantes do que a Olimpíada ou do que o Mundial", avaliou o nadador.

Melhor do Brasil abre mão dos 1.500m
Ainda na manhã desta quarta-feira, Brandonn Almeida, 18, abriu mão da primeira chance de obter classificação para os Jogos Olímpicos. O nadador do Corinthians não foi inscrito nos 1.500m livre, prova em que detém o recorde do país (15min11s70, feito nos Jogos Pan-Americanos de 2015).

"Sentei para conversar com meu treinador quando a gente começou a focar no Open. Foi uma decisão dos dois priorizar os 400m medley", contou Brandonn.

"Acho que eu ia me desgastar um pouco para a minha principal prova, que vai ser amanhã [quinta-feira]. Se eu tivesse um intervalo de um dia no meio, nadaria as duas", adicionou o nadador.

Agora, Brandonn terá apenas uma chance de obter índice nos 1.500m livre. Ele nadará a prova no Troféu Maria Lenk de 2016, que será realizado em abril e funcionará como evento-teste para as Olimpíadas. A competição será a segunda (e última) qualificação do país para os Jogos.

UOL Esporte

Comentários