Rio-2016 apresenta tocha da Paraolimpíada. Ela será acesa na Inglaterra

(Foto: Julio Cesar Guimaraes/UOL)


O Comitê Organizador Rio-2016 apresentou nesta sexta-feira (11) a Tocha Paraolímpica. O objeto-símbolo dos Jogos Paraolímpicos de 2016 é metálico e tem detalhes que remetem ao Rio, cidade-sede do evento. É, aliás, bem parecido com a Tocha Olímpica, mas tem cores diferentes.

A tocha da Paraolímpiada percorrerá o Brasil para divulgação dos Jogos. Diferentemente da Tocha Olímpica, porém, ela não fará uma viagem única. Serão seis, que ocorrerão paralelamente.

A primeira começa sete dias antes da Paraolimpíada, que tem início em 7 de setembro de 2016. A chama será acesa na cidade de Stoke Mandeville, na Inglaterra, considerada o berço do esporte paraolímpico.

Depois, outras chamas serão acesas em diferentes cidades do Brasil: Belém, Natal, Brasília, Joinvile e São Paulo. Todas essas chamas juntar-se-ão no Rio, no dia 6 de setembro, um dia antes da Paraolimpíada.

No Rio, as chamas serão carregadas por dois dias (6 e 7 de setembro). Na noite do dia 7, elas serão usadas para acender a pira paraolímpica na cerimônia de abertura da Paraolimpíada, que acontecerá no Maracanã.

Segundo o Comitê Rio-2016, cerca de 700 pessoas participarão do revezamento da Tocha Paraolímpica. Eles serão selecionados por patrocinadores e pelo comitê.

UOL Esporte

Comentários