Espanhois relacionam vexame do Real com "Maracanazo"

Os espanhois parecem não acreditar na humilhante derrota do Real Madrid para o modesto Alcorcón, da terceira divisão espanhola, por 4 a 0, na estreia da Copa do Rei da Espanha. O jornal El País, um dos maiores da Espanha, compara a derrota dos madridistas com o "Maracanazo" - apelido dado ao jogo em que o Brasil foi derrotado pelo Uruguai, por 2 a 1, em pleno Maracanã, na final da Copa do Mundo de 1950. No caso, chamam o jogo da última terça-feira de "Alcorconazo".

O episódio envolvendo a Seleção Brasileira é um clássico do futebol. Uma equipe recheada de craques, jogando um futebol muito técnico, com a casa cheia, contra um adversário dedicado, de tática envolvente e querendo mostrar seu valor. A diferença para o "Alcorconazo" é que o Real jogou na casa do adversário.

Ainda segundo o El País, a derrota foi "uma das mais infames e indignas da história do Real Madrid". Para o jornal, o Alcorcón jogou com alegria, seriedade, cumplicidade e dedicação, e conseguiu expôr os defeitos e falta de objetividade do Real. Afirma, ainda, que os papeis se inverteram na partida, dando a impressão de que o time grande em campo era o Alcorcón.

Outros jornais espanhois também mostraram sua incredulidade com o resultado da partida. Para o Marca, "o Real Madrid foi humilhado pelo Alcorcón"; já o As afirma que o jogo foi "o papelão do século". O italiano Corriere dello Sport também não deixou barato e estampou em sua capa: "Humilhação galáctica", seguindo a linha dos espanhois La Razon ("Ridículo!") e do catalão Sport ("4 a 0: Humilhados").

Comentários